quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Papicha


Drama argelino Papicha [Argélia, França, Bélgica, Qatar, 2019], de Mounia Meddour mostra luz na questão da repressão que as mulheres sofrem em países islâmicos, sendo um instrumento de resistência e uma ode à emancipação da mulher e de seu corpo.


Em 1997, a Argélia é controlada por grupos terroristas com intenções de transformar o país em um arcaico Estado Islâmico. Nedjma (Lyna Khoudri), uma estudante universitária de 18 anos, apaixonada pelo mundo da moda, deseja lutar contra a opressão que o governo exerce sobre mulheres tentando controlar seus corpos e presença em espaços públicos. 

Nedjma se recusa a deixar que os trágicos acontecimentos da Guerra Civil da Argélia a impeçam de experimentar uma vida normal e sair à noite com sua amiga Wassila. À medida que o clima social se torna mais conservador, ela rejeita as novas proibições impostas pelos radicais e determinada em unir as mulheres de seu campus, ela organiza um desfile em protesto, que desafia as regras impostas pela sociedade argelina, lutando por sua liberdade e independência. Com cenas de suspense baseadas em fatos reais, que mostram a auto-expressão feminina como fonte de luta pela liberdade, em tempos de conservadorismo e autoritarismo.

Veja trailer de Papicha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar