terça-feira, 19 de novembro de 2019

Ventos da Liberdade



Drama alemão Ventos da Liberdade [Ballon, Alemanha, 2018], de Michael Herbig, apresenta uma das mais impressionantes histórias de fuga da Guerra Fria. O filme exibido no ano em que comemora-se 30 anos da queda do muro de Berlim. Daqueles filmes de tirar o fôlego, ainda mais quando a democracia do país em que você vive é ameaçada com surtos autoritários.



A trama se passa no verão de 1979, na cidade de Thüringer, Alemanha Oriental. Duas famílias elaboram um plano maluco – eles estão desesperados para deixar o domínio socialista e encontrar o sonhado Ocidente e, para cruzar a fronteira com vida, planejam usar um balão de ar quente desenvolvidos por eles mesmos. Ao realizarem o primeiro teste, e falharem devido o clima instável, faz com que eles pratiquem um pouso forçado e a polícia acabe descobrindo o plano e passa a persegui-los como traidores. Desesperados para escapar, as duas famílias se unem para tentar novamente criar o projeto perfeito e conseguirem fugir do regime.

Mesmo que se conheçam detalhes dos fatos reais, a narrativa mantém o suspense, recriando a atmosfera de medo e perseguição vigente naqueles dias, criando empatia por essas duas famílias sufocadas por um clima opressivo e que, mesmo assim, lançam-se a uma segunda tentativa com outro balão. É tenso acompanhar esse drama familiar.

Confira o trailer de Ventos da Liberdade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar