sábado, 22 de julho de 2017

Oficina de Contação de Histórias


Neste sábado, 22 de julho, estive na Livraria Leitura do Shopping RioMar com a família, para participar da oficina de interação de pais e filhos com contação de histórias organizada pelo Clube das Mamys. Contar boas histórias para as crianças estimula a criatividade e o interesse dos pequenos pela leitura, além de fortalecer o vínculo entre o adulto e a criança. 


O evento teve início por volta das 10h30 e contou com a participação da pedagoga Camila Quirino que repassou aos presentes, a possibilidade de transformar uma história em algo criativo e que chame atenção das crianças.



De início, ouvimos a bela história Severino Faz Chover de Ana Maria Machado com todo o talento de Camila, ao iniciar a história cantando uma canção preparativa, capaz de prender a atenção dos pequenos. Quanto a história, Severino morava numa terra muito seca, muito árida e por isso mesmo muito triste. Tudo lá estava murcho, menos a magia e a esperança de um garoto, que percebeu desde cedo que com disposição, união e boa vontade, o mundo pode se tornar muito melhor. Este texto de Ana Maria Machado é uma lição de confiança na capacidade que todos temos de resolver os problemas do dia-a-dia. Pois, através da arte, da criatividade, da magia e de muita brincadeira, Severino e seus amigos conseguiram o que parecia impossível: fazer chover!



Depois, tivemos uma leitura interativa do livro Gildo de Silvana Rando. Cada pessoa do grupo, leu uma parte do texto que apresentava Gildo, um elefantinho muito corajoso. Ele gosta de montanha-russa, de avião, de filme de terror e de cantar em público. Mas como quase todo mundo, existe uma coisa que o deixa apavorado... Sempre na noite anterior a alguma festinha de aniversário de um amigo, ele não consegue pregar os olhos, por que será? Do que Gildo tem medo? Todos participaram, cada um com sua entonação e a história foi lida.



Camila Quirino deu então algumas dicas e conselhos práticos, desde a preparação do ambiente, até a escolha de bons conteúdos, afinal livros é um alimento, e existe de todo preço e conteúdo. Indicou livros da Brinque-Book e em seguida colocou seus livros à disposição para leitura entre pais e filhos. Li para meus filhos O Urso Pulguento de Nick Bland que conta a história da relação de um urso e uma pulga. Parecia mais um dia comum: o céu estava azul e a grama verdinha, repleta de flores. Sentado em um tronco, o urso aproveitava para ler um livro, quando foi interrompido por uma forte coceira, provocada por uma pulga. Ela só queria dizer “oi” e mostrar que estava ali, mas acabou causando muita confusão! Será que esses dois inusitados personagens vão conseguir superar suas diferenças? 

Por fim, Camila ainda nos proporcionou mais duas leituras. Primeiro O Grúfalo de Julia Donaldson. Usando de astúcia e imaginação, apresenta um ratinho que vai criando um monstro terrível e assustador, o Grúfalo, e diverte-se espantando seus predadores. Mas qual não é o seu espanto ao ver sua imaginação personificada à sua frente. O Grúfalo, é uma divertida fábula sobre os poderes da nossa imaginação. As bonitas ilustrações, de Axel Scheffler, complementam a graça do texto e convidam a acompanharmos o ratinho em seu passeio pela floresta. 

Já O Filho do Grúfalo também de Julia Donaldson é uma espécie de continuação. Apesar das advertências do pai, o filho do Grúfalo sai sozinho pela floresta durante uma noite fria e escura. Seu propósito é encontrar o grande e feio Rato Mau. Mas será que esse tal de Rato Mau, devorador de grúfalos, existe mesmo? Afinal, o que é fantasia e o que é real quando podemos utilizar nossa perspicácia para sobreviver? A inteligência, utilizada como método de sobrevivência por um ratinho indefeso, fez surgir O Grúfalo. Agora, em O Filho do Grúfalo, a criatura inventada pelo pequeno roedor cria outra, num desdobramento criativo e surpreendente. Lembro de ter visto na Caixa Cultural o curta de animação O Regresso do Grúfalo, baseado neste excelente livro. 



Foi uma manhã maravilhosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar