terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Vice


Biografia cômica e dramática Vice [Estados Unidos, 2018], de Adam McKay, nos apresenta Dick Cheney, um homem que saiu da sarjeta, adentrou no Partido Republicano e se tornou um dos homens mais poderosos do mundo, sendo o vice presidente americano, mostrando claramente como a política é uma farsa.

A trama roteirizada também por Adam McKay, do excelente A Grande Aposta, acompanha a ascensão de Dick Cheney (Christian Bale), ao se tornar o homem mais poderoso do mundo. Vice-presidente de George W. Bush (Sam Rockwell), ele remodelou os Estados Unidos e o mundo, gerando mudanças que causaram grandes danos e permanecem até os dias de hoje impunes.

O filme tem um tom de noticiário ao narrar tantos acontecimentos, ao mesmo tempo de fábula, ao ser narrada por quem doou um novo coração a Cheney, sem se esquecer das sátiras, piadas afiadas e indiretas implícitas o tempo inteiro. O diretor consegue pegar temas relevantes e complicados e transformá-los em entretenimento. Isso é louvável! Fica clara a demonstração de que Trump é uma espécie de Cheney. Vemos claramente como foi a década de torturas e o ataque à privacidade alheia em nome do combate ao terrorismo. Por mais tendenciosa que a história seja, é possível relacionar o passado ao presente.

Interessante que os personagens de Bale nos filmes de McKay sempre são aqueles que conseguem enxergar oportunidades no meio do caos. Dessa vez, lidamos com o homem que orquestrou grandes guerras e produziu lucros milionários para uma petrolífera, depois que viu o World Trade Center ser atacado. Christian Bale merece seu Oscar de ator principal, por ser um ator formidável.

Como é tradição também nos filmes de McKay, há a cena da quebra da quarta parede, e Dick Cheney ataca afirmando que tudo que fez, revela a vontade daqueles que o elegeram para ele estar na posição de poder. Trazendo o paralelo para a política brasileira, de fato o atual presidente eleito é um reflexo daqueles que o elegeram, inclusive com todo o despreparo e incompetência demonstrado desde a campanha.

Filme foi indicado a oito estatuetas do Oscar 2019 (Melhor filme, diretor, ator principal com Christian Bale, atriz coadjuvante para Amy Adams, ator coadjuvante para Sam Rockwell, roteiro original, edição e maquiagem e penteado). Deve levar algumas premiações.

Veja o trailer de Vice:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar