sábado, 18 de maio de 2019

A Sombra do Pai


Drama assustador A Sombra do Pai [Brasil, 2019] de Gabriela Amaral Almeida, poderia se chamar Nasce Uma Macumbeira (em referência ao já clássico Nasce Uma Estrela), pois o filme mostra como uma criança influenciada pela tia aprende a fazer magia branca e envereda no mundo demoníaco dos espíritos maliciosos. Típico filme de festival.


Dalva (Nina Medeiros), é uma menina de 9 anos convive com o silêncio do pai, o pedreiro Jorge (Julio Machado), que fica mais e mais triste após perder o melhor amigo em um acidente. A irmã de Jorge, Cristina (Luciana Paes), administrava a vida de pai e filha desde a morte da mãe da menina, há três anos. Quando Cristina deixa a casa do irmão para se casar, a criança se vê obrigada a virar o adulto da casa porque seu pai está doente e, sua mãe, morta. Isso naturalmente cria uma inversão na ordem natural das coisas. A infância se transforma em saga, e a paternidade frustrada em condenação.

Durante as férias, Dalva se encontra abandonada em sua casa. Ela passa a acreditar ter poderes sobrenaturais e ser capaz de trazer a mãe de volta à vida. À medida que Jorge se torna mais ausente – e eventualmente perigoso –, resta a Dalva a esperança de que talvez sua mãe possa voltar. O longa mantém o clima sombrio bem construído, mas é lamentável ver uma criança sendo seduzida pelas coisas demoníacas pela simples ausência dos pais. Não à toa vemos em nossa sociedade muitas crianças que trilham caminhos tortuosos pela simples falta de orientação e amor familiar, tão necessários para a construção do caráter.

Segue o trailer de A Sombra do Pai:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar