terça-feira, 28 de maio de 2019

Gloria Bell


Drama Gloria Bell [Chile, Estados Unidos, 2018] de Sebastián Lelio, ramake hollywoodiano do filme espanhol Gloria (2013) lançado em 2014 no Brasil, do mesmo diretor é um retrato de "uma mulher fantástica" prestes a entrar na terceira idade, aproveitando os prazeres que a vida de uma mulher divorciada concede. Com uma trilha sonora magnífica, o filme entretém e diverte.


Na trama, Gloria (Julianne Moore) é uma divorciada de espírito livre que passa os dias trabalhando em um escritório tradicional e conservador. Seus filhos já estão criados e ela ocupa suas noites dançando e buscando amor em boates para adultos solteiros em Los Angeles, onde conhece Arnold (John Turturro). Envolvida num inesperado novo amor, Gloria se vê diante de todas as alegrias do começo de um romance e as complicações dos encontros, de identidades e famílias. Aos poucos, sua intensa paixão deixa ela alternando entre esperança e desespero, até ela descobrir uma nova força e que agora, surpreendentemente, ela consegue brilhar mais do que nunca.

Julianne Moore é uma atriz fantástica, e ela deve ter si identificado muito com a personagem do filme original, que eu não tive o prazer de ver, a ponto de ser a produtora executiva dessa refilmagem. As músicas do filme, complementam demais a narrativa, especialmente quando temos a tradução legendada, seja com Gloria cantando no carro, ou na pista de dança. Por mais que Turturro também esteja bem em tela, Moore rouba sempre a cena no papel de uma mulher lutando contra o medo da solidão e perseverando em sua busca incessante pela felicidade.

O que falar de uma mulher que aparenta estar perdida, mas que ao mesmo tempo é muito segura de si, e por mais que precise ocupar seu tempo com yoga e outras formas de relaxar, ela tem o controle daquilo que está ao seu alcance. Nada como uma personagem palpável, forte, embora com suas fraquezas, firme, embora insegura, algo que cativa o público, pois não usa de sentimentalismo barato.

Adoro filmes que são fantásticos não por contarem uma história magnífica, mas por retratarem como fenomenal é a vida quando ela vivida. O filme nos faz imergir na vida de Gloria, a ponto de nos importarmos com a sua jornada, por mais simples que ela possa parecer. É um filme maduro, para um público também já vivido. Recomendo.

Veja o trailer de Gloria Bell:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar