quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Mostras Sociais do 30º Cine Ceará

 “Violeta ao fim”, “Um dia para Susana” e “Os Under-Undergrounds, O Começo” são os filmes das Mostras Sociais do 30º Cine Ceará

 

Os filmes das Mostras Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece serão exibidas na TV Ceará


image.png

“Violeta ao fim” da diretora Hilda Hidalgo, uma coprodução de Costa Rica e México


Cinema de animação, drama e documentário são os gêneros das Mostras Sociais do 30° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece de 5 a 11 de dezembro deste ano. Em formato híbrido para atender à necessidade de manter o isolamento social devido à pandemia de covid-19, esta edição do Cine Ceará terá as mostras O Primeiro Filmes a Gente Nunca Esquece, Melhor Idade e Acessibilidadeexibidas na TV Ceará. São mostras que anualmente reúnem um público cativo e especial nas salas de cinema do festival, proporcionando momentos de encantamento e inesquecíveis para muitos da plateia, mas dessa vez, chegam à residência de cada um por meio da televisão, para que não sejam expostos a riscos de contaminação.

 

O 30º Cine Ceará também terá programação presencial no Cineteatro São Luiz, com exibições de longas-metragens das mostras Competitiva Ibero-americana e Olhar do Ceará, seguindo os protocolos de reabertura para cinemas do Governo do Ceará, e no Canal Brasil - no serviço de streaming Canais Globo, que exibirá os filmes das mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem. Na TVC, além das Mostras Sociais, serão exibidos os curtas-metragens da Mostra Olhar do Ceará. A programação completa com os locais de exibição poderá ser consultada em breve no site do festival.

 

OS FILMES DAS MOSTRAS SOCIAIS

 

Os Under-Undergrounds, O Começo” (Animação. 100’. Brasil. 2018), do cineasta Nelson Botter Jr., é o filme da Mostra O Primeiro Filmes a Gente Nunca Esquece, dedicada ao público infantil. O longa-metragem conta a história do jovem Heitor Villa-Lobos que é expulso de sua banda por ter orelhas consideradas chamativas demais. Após cair em um bueiro, ele vai parar em um desconhecido mundo subterrâneo.

 

Para os que têm muita história de vida para contar, o Cine Ceará realiza a Mostra Melhor Idade, que nesta edição exibe o longa-metragem “Violeta ao fim” (Violeta al fin. Drama. 87’. Costa Rica-México. 2017), com direção da cineasta costarriquenha Hilda Hidalgo. O filme narra a história de Violeta, uma mulher de 72 anos, recentemente divorciada. Ela mora sozinha em sua casa de infância, cuidando de seu exuberante jardim tropical e planejando transformar sua propriedade em uma pensão. Quando descobre que o banco está prestes a tomar sua casa, Violeta quebra todas as regras para manter seu lar e sua liberdade.

 

Mostra Acessibilidade exibe, com legenda descritiva, o filme “Um dia para Susana” (Documentário. 85’. Brasil. 2018), dos diretores Rodrigo Boecker e Giovanna Giovanini. O longa-metragem conta a história de superação da triatleta Susana Schnarndorf, que mesmo diagnosticada com uma doença degenerativa permaneceu ligada ao esporte. Mesmo com o avanço de sua condição, ela seguiu com os treinos para competir nas Paralimpíadas de 2016.

 

O 30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial, com o apoio cultural da Cegás, CTAV e Unifor. Tem ainda o patrocínio VIP da Indaiá e Esmaltec e o patrocínio da Cagece, Adria e Piraquê, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agradecimentos: Enel.

 

TV CEARÁ

 

A TV Ceará (TVC) é uma emissora pública, mantida pela Fundação de Teleducação do Ceará (FUNTELC), afiliada a TV Cultura e a TV Brasil. Site: www.tvceara.ce.gov.br. A emissora pode ser sintonizada nos seguintes canais: VHF: 5.1; Multiplay: 517; Net: 17; Vivo: 5; Brisanet: 15.

 

SERVIÇO

30° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema - De 05 a 11 de dezembro de 2020 em formato presencial em Fortaleza, Ceará, online no Canal Brasil - no serviço de streaming Canais Globo, pela TVC, pelo canal do festival no Youtube e mídias sociais de parceiros. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: FestivalCineCeara. Email: contatos@cineceara.com.


TRAILERS:

 

Os Under-Undergrounds, O Começo:



Violeta ao fim:




Um dia para Susana:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar