domingo, 22 de novembro de 2020

O Gambito da Rainha

 


Minisérie de sete episódios O Gambito da Rainha (The Queen's Gambit, 2020) baseada na obra de Walter Tevis, usa o xadrez e a competição entre enxadristas de vários países, para apresentar uma história fantástica de uma menina adotada que superou o vício no alcoolismo e em calmantes e venceu no esporte.

A trama se inicia em um orfanato na década de 50, quando uma órfã, Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) e conhece o xadrez por meio do zelador do orfanato que logo percebe que está diante de um prodígio do xadrez. Aos 22 anos, ela precisa enfrentar seu vício para conseguir se tornar a maior jogadora do mundo. Embora não seja necessário ser um mestre do xadrez para entender a série, conhecer algumas peças-chave do esporte sem dúvida a torna mais interessante. A história fictícia de Beth reflete uma triste realidade: o xadrez é um esporte em que as mulheres não alcançaram o mesmo destaque que os homens.

Não tem como não ser relevante, uma série que aborda temas como adoção, feminismo, xadrez, vício em drogas e alcoolismo. Um jogo de xadrez é literalmente uma batalha com começo (chamado de abertura), meio e final. Chama a atenção a amizade formada entre os praticantes, mesmo quando derrotados, uma vez que passam a admirar o talento do adversário. Garry Kasparov, o melhor jogador de xadrez da história, foi um dos conselheiros da série.

Detalhe interessante é que o nome de cada episódio, segue a ordem da batalha do xadrez: primeiro há a abertura; depois, a troca em que ambos os jogadores capturam as peças do adversário. Depois, o meio do jogo e o fim da partida. Uma das primeiras jogadas que aprendemos na série é o "Mate do pastor", com a qual o zelador do orfanato vence Beth - é uma maneira rápida de se ganhar de um iniciante em apenas quatro movimentos. Mais adiante, os jogadores mencionam a "defesa siciliana", ou a "defesa Caro-Kann", ambas para jogar com as pretas.

A série também cita alguns jogadores e livros. Estes estão alguns dos grandes mestres mencionados em O Gambito da Rainha:

- José Raúl Capablanca (Cuba): foi campeão mundial entre 1921 e 1927. Ele é lembrado pela forma instintiva de jogar e citado por suas habilidades no fim das partidas e pelas posições sólidas que conquistava.

- Paul Morphy (EUA): o site especializado chess.com o descreve como "a personificação do xadrez romântico de ataque" e como o jogador mais forte do século 19. Seu sobrenome batiza uma defesa popular.

- Alexander Alekhine (Rússia): Em uma cena, Benny Watts diz que Beth "ataca como Alekhine". Ele é lembrado por sua habilidade tática e é autor de livros considerados clássicos entre os enxadristas.

- Boris Spassky (Rússia): é uma das lendas do jogo. Ao lado do americano Bobby Fischer, ele protagonizou o duelo mais famoso da história do xadrez. Eles se enfrentaram em plena Guerra Fria, no que foi visto como uma disputa de forças entre as duas potências (EUA e União Soviética). Por sinal, enxadristas veem a personagem Beth como uma espécie de versão feminina fictícia de Fischer, por sua empreitada de derrotar a máquina enxadrista soviética.

 A série entretém, emociona e o melhor, incentiva crianças e adolescentes a descobrirem o mundo fantástico do xadrez. 

Veja trailer de O Gambito da Rainha:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar