quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Tenet

Épico de ação Tenet (2020) de Chistopher Nolan acrescenta o mundo da espionagem internacional. a filmografia do diretor que adora brincar com o tempo em seus filmes ("A Origem", "Interestelar", "O Grande Truque", "Amnésia"), apresenta aqui conceitos físicos de reversão que não são bem explicados, deixando o filme um pouco confuso, mas nem por isso menos interessante.


Um agente da CIA conhecido como O Protagonista (John David Washington) é recrutado por uma organização misteriosa, chamada Tenet, para participar de uma missão de escala global. Eles precisam impedir que Andrei Sator (Kenneth Branagh), um renegado oligarca russo com meios de se comunicar com o futuro, inicie a Terceira Guerra Mundial (uma espécie de guerra fria pelo tempo), o protagonista conta com a ajuda de Neil (Robert Pattinson), um misterioso agente que auxilia o protagonista em sua missão. A organização está em posse de uma arma de fogo que consegue fazer o tempo correr ao contrário, acreditando que o objeto veio do futuro. Com essa habilidade em mãos, O Protagonista precisará usá-la como forma de se opor à ameaça que está por vir, impedindo que os planos de Sator se concretizem. Na trama, descobrimos que ele é um traficante de armas (do futuro) e sua esposa Katherine (Elizabeth Debicki), que será uma ajudante do protagonista para solucionar a trama.

O roteiro é um quebra cabeça de mil peças, ou seja, você não consegue terminá-lo em poucas horas, obrigando o expectador a re-assistir o filme, pra ir encaixando as peças. "Tenet" nada mais é que um palíndromo, ou seja, uma palavra que pode ser lida da esquerda para direita como da direita para esquerda, tanto faz, e isso está presente no filme que poderia ser resumido como uma história de 007 com viagem no tempo.

Embora o filme não pretenda ser cientificamente preciso, ele é baseado em ciência real. Antes do início das filmagens, o diretor Christopher Nolan pediu ao físico Kip Thorne, com quem havia trabalhado anteriormente em Interestelar (2014), para ler o roteiro para ajudar com alguns dos conceitos

As cenas de ação do longa são muito bem filmadas, especialmente quando vemos vislumbres da reversão ocorrendo em tela. Outro ponto a se destacar é a acuidade técnica dos filmes do Nolan, que sempre são marcantes, dando ainda mais potência as cenas grandiosas filmadas por ele. Desta feita, seu parceiro Hans Zimmer, cedeu espaço a Ludwig Göransson (de Pantera Negra), que caprichou na edição de som. A fotografia também não deixa a desejar, com o trabalho de Hoyte Van Hoytema também se destacando.

Segue trailer de Tenet:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar