quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Se Algo Acontecer... Te Amo

 


Curta Se Algo Acontecer... Te Amo (If Anything Happens I Love You) de Michael Govier e Will McCormack cativa ao apresentar uma melancólica história sentimental de uma família e chama atenção ao ter destaque na plataforma de streaming. É basicamente uma animação para adultos.

Após a morte da filha, vítima de um tiroteio na escola, um casal precisa lidar com o luto. Ambos terão de transpor barreiras quase impossíveis caso pensem em continuar juntos e vencer o momento sombrio que os afligem. Com uma trilha sonora correta [música, jovial da King Princess (1950)] e ausência de diálogos (falados), acompanhamos o triste momento enfrentado pela família.

Diante da história dos pais devastados pela perda recente da filha de 10 anos de idade, os criadores apostam nas ferramentas clássicas: a fotografia da família feliz, a camiseta da garotinha no armário, o silêncio diante do quarto vazio, a bola de futebol rolando pelo chão, uma canção cujas letras comentam a angústia dos adultos.

O curta exala poesia, a lágrima escorrendo no rosto da mãe, a comida empurrada sem vontade no prato (mais um símbolo gasto de apatia), a memória empolgante do parto. Trata-se de uma gama de sentimentos universais e de fácil compreensão, mesmo em contexto desprovido de diálogos, graças à variação extrema - no caso, a alegria eterna de ter a garotinha em casa contra a desolação profunda de perdê-la.

Por mais doloroso e trágico que seja a história, ela é pertinente, atual e nos traz esperança ao não julgar os extremos. Sem apelar para religiosidade, ela está presente na animação, e permite que sons e imagens falem mais alto do que um discurso pró ou contra violência.

O destaque do roteiro, é o que o fato que separou o casal, também os aproximou. Ambos perderam o que mais amava, e essa dor é vista e possivelmente sentida pelo espectador em cada ato dos protagonistas, até quando eles enxergam a filha em meros objetos, azuis. A simbologia com as almas se encontrando e vivendo, agora em paz, traz essa sensação de alívio em meio a dor imensurável do luto de perder uma filha. Há um certo tipo de beleza ao fim, a beleza da serenidade, da paz e do reencontro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar