terça-feira, 10 de novembro de 2020

Tel Aviv em Chamas


Comédia dramática Tel Aviv em Chamas (2018) de Sameh Zoabi cativa com uma sátira da vida real, com um novo olhar ao conflito árabe-israelense, dentro de uma novela de espionagem que se passa antes da Guerra dos Seis Dias, aproveita situações reais do cotidiano, para compor a ficção novelesca e dentro da ficção apresentada.



A trama acompanha o palestino Salam (Kais Nashif), que trabalha como assistente de produção de uma popular novela árabe, produzida em Ramala “Tel Aviv em Chamas”. Todos os dias, para chegar ao estúdio de televisão, ele precisa passar pelo posto de controle israelense, na fronteira entre Israel e Palestina, onde trabalha o general comandante israelense Assi (Yaniv Biton), cuja esposa é muito fã da novela. Para impressioná-la, Assi acaba chantageando Salam para alterar o roteiro do programa, o que acaba garantindo ao jovem palestino uma inesperada promoção como roteirista. A carreira de Salam como escritor acaba decolando, mas seu maior desafio será como terminar a trama, pois o comandante e os investidores discordam de como a trama deve terminar, colocando Salam em uma posição difícil.

O grande acerto do filme, é focar no roteirista que não possui inspiração para criar situações que façam o público aficionado pela produção continuar acompanhando. Com bons ouvidos para ouvir conversas, ele até se esforça para tentar criar seu próprio roteiro, mas sempre acaba se apoiando nos pensamentos de outros. Do elenco coadjuvante, destaque para a atriz francesa, Tala (Lubna Azabal), e para o amor do passado, Mariam (Maisa Abd Elhadi). Em tempos de tanto ódio e intolerância, é bom ver um filme que provoca humor com uma situação que a priori é tensa politicamente.

Veja o trailer de Tel Aviv em Chamas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar