sábado, 14 de novembro de 2020

Apocalipse Now - The Final Cut



Terceira e derradeira versão de Apocalipse Now (1979) de Francis Ford Coppola, que foi um dos grandes marcos da história do cinema, e que em 2019 comemorou 40 anos da sua estreia no Festival de Cannes, onde venceu a Palma de Ouro. A nova edição foi acompanhada de perto pelo diretor, num trabalho que ele considera definitivo, feito pela primeira vez através do negativo original, dando ao filme uma qualidade de imagem e som muito superior à anterior. 


A história se passa durante a Guerra do Vietnã, quando um jovem capitão americano Willard (Martin Sheen) recebe como missão procurar e assassinar um também americano, Coronel Kurtz (Marlon Brando), um desertor que se escondeu na selva e passou a comandar guerrilheiros no Camboja, onde é adorado como um semideus.

Trata-se basicamente de um filme contra a Guerra do Vietnã. O filme tinha um enorme desafio nas mãos apenas por sua temática, que trata das atrocidades cometidas pelo exército dos Estados Unidos no Vietnã, sendo que as filmagens começaram em 1976, apenas um ano após o fim da tão infame guerra

Coração das Trevas, conto de Joseph Conrad que serve como base para a trama, já havia tentado ser adaptado por Orson Welles (Cidadão Kane) sem sucesso. Acabou se tornando uma obra-prima sobre os horrores da guerra, e seus efeitos nos soldados. Contando com cenas primorosas ao som de The End dos The Doors e a Cavalgada das Valquírias de Wagner, além do cheiro de Napalm pela manhã...

Rever o clássico em 2020 se torna ainda mais visceral quando se entende seu verdadeiro custo. Em uma era pré-efeitos visuais de computador, a ambição de Coppola só podia ser realizada na prática. O diretor recebeu autorização do governo local para bombardear as florestas do país com napalm, líquido altamente inflamável cuja destruição massiva definiu a face da Guerra do Vietnã.

Após praticamente um ano de angústia, gasto irresponsável e insanidade, Francis Ford Coppola enfim concluiu Apocalypse Now. Naquele ponto o diretor não só havia apanhado da vida e de sua própria ambição, mas também da imprensa. Durante toda a novela de seu desenvolvimento catastrófico, a mídia cobriu cada erro e fracasso com afinco. Afinal, o longa era o mais caro da indústria até então, e facilmente podia virar o maior desastre da história do cinema. No entanto, o longa fez mais de US$150 milhões de bilheteria, foi fortemente elogiado pela crítica, venceu dois Oscars (Melhor Som e Melhor Fotografia), e é considerado uma das melhores obras que o cinema já proporcionou.

Segue o trailer desta versão de Apocalipse Now:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar