domingo, 12 de fevereiro de 2017

Acaso? Sorte? Ou seria cuidado de Deus?

Na tarde deste 12 de fevereiro de 2017, tive a oportunidade de novamente estar num culto na IBC. Foi minha primeira vez nesse ano de 2017, que consegui ir ao culto, pois estou com meus finais de semana dedicados a trabalho para o sustento da família... Mas tenho a convicção que não foi por acaso...

Após deixar as crianças no GF, foi o primeiro domingo de um novo semestre... Chegamos à tenda, meio deslocados, pois onde nos sentimos à vontade é no cuidado com as crianças... E ainda pegamos o final de um louvor e a parte de avisos e ofertas conduzidos pelo Yohan... Foi exibido um vídeo do Congresso Transmissão, que tive a felicidade de participar em 2016, mas que não poderei repetir nesse ano...

Quando o Pr. José Edson sobe ao palco, toca a música Epitáfio dos Titãs, enquanto é exibido um vídeo com diversas situações de livramento divino. E como a letra diz: "O Acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído..."

Foi feito uma leitura do livro de Gênesis, capítulo 40 e um tema proposto para reflexão: Um prisioneiro, um copeiro e um padeiro. Em seguida uma breve retrospectiva da história de José: vendido como escravo, servo na casa de Potifar, caluniado por uma mulher e preso injustamente.

Romanos 12:17-21 - A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
1 Pedro, 2: 20 - Pois, que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus.

Isaías 55:8-9 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
O pastor frisou que no meio das dificuldades não podemos nos distanciar de Deus.

Marcos 10:43-44 - Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre eles; Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;


Gênesis 39:21-22 - O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.
E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali.

O próprio carcereiro reconhecia a integridade de José, que mesmo num momento pessoal difícil, Deus usa José para ser relacional de modo que ele percebeu o semblante do copeiro e do padeiro.
Gato escaldado tem medo de água fria... Por causa de um sonho, José fora jogado num buraco e vendido como escravo... E esses homens vem com história de sonhos...

José coloca o foco no Senhor, informando que Dele vem a interpretação

Pr. José Edson citou frase de C S Lewis "Deus sussurra em nossos ouvidos por meio de nosso prazer, fala-nos mediante nossa consciência, mas clama em alta voz por intermédio de nossa dor; este é seu megafone para despertar o homem surdo...."

Só Deus pode nos assistir em todas as nossas dificuldades.

Jó 5:17-18 - Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso.
Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam.
José pede que o copeiro lembre de José, quando estivesse com faraó... Mas ele se esqueceu, só lembrou de José dois anos depois, quando o faraó teve um sonho...

Gênesis 41:9-14 - Então o chefe dos copeiros disse ao faraó: “Hoje me lembro de minhas faltas.
Certa vez o faraó ficou irado com os seus dois servos e mandou prender-me junto com o chefe dos padeiros, na casa do capitão da guarda. Certa noite cada um de nós teve um sonho, e cada sonho tinha uma interpretação. Pois bem, havia lá conosco um jovem hebreu, servo do capitão da guarda. Contamos a ele os nossos sonhos, e ele os interpretou, dando a cada um de nós a interpretação do seu próprio sonho. E tudo aconteceu conforme ele nos dissera: eu fui restaurado à minha posição e o outro foi enforcado”. O faraó mandou chamar José, que foi trazido depressa do calabouço. Depois de se barbear e trocar de roupa, apresentou-se ao faraó.
Como será esperar por tanto tempo a restauração divina? José teve a paciência necessária...

Gênesis 41:15-16 - O faraó disse a José: “Tive um sonho que ninguém consegue interpretar. Mas ouvi falar que você, ao ouvir um sonho, é capaz de interpretá-lo”. Respondeu-lhe José: “Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável”.

Mas José novamente aponta para Deus como o solucionador do problema. José cumpriu a missão de amar a Deus, amar o próximo (copeiro e padeiro) e proclamá-lo. Deus o colocou numa posição de autoridade. José casou, teve dois filhos Manassés e Efraim. Deus o fez esquecer e prosperar, significado do nome de seus filhos... 

Gênesis 41:51-52 - E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.
E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.

O pecado gera medo é ansiedade. Foi isso que os irmãos de José sentiram. Mas Deus agiu na vida de José. Nada pode nos separar do amor de nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar