quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Redemoinho


Filme nacional Redemoinho (Brasil, 2016), de José Luiz Villamarim, que é típico cinema nacional que tanto gostaria que tivesse mais espaço de exibição, ao invés do predomínio das comédias "globochanchada".

Trata-se de um filme de diálogos, logo não é um filme popular e é perceptível a insatisfação do público ao surgirem os créditos na tela. O filme apresenta Luzimar (Irandhir Santos) e Gildo (Júlio Andrade) dois grandes amigos de infância, que se reencontram depois muitos anos afastados. Eles cresceram juntos em Cataguases, interior de Minas Gerais. Luzimar nunca saiu de sua cidade e trabalha numa fábrica de tecelagem. Gildo mudou-se para São Paulo onde acredita ter se tornado um homem mais bem sucedido. Na noite de Natal, Luzimar e Gildo se confrontam com o passado e, num intenso mergulho em suas memórias, partem para um arriscado acerto de contas.

O grande mérito do filme são seus efeitos sonoros, que se fazem presente o tempo inteiro, seja com as máquinas da tecelagem ou com o trem passando... E o mais interessante é que o filme mostra sempre a perspectiva de Luzimar, até mesmo quando este tira seu aparelho auditivo. A falta de uma conclusão óbvia pode até incomodar, mas na vida, nem tudo é justificável ou as explicações são plausíveis... Em determinado momento, ficamos ouvindo literalmente a discussão de dois bêbados...

Gostaria de ter visto o aprofundamento do debate entre a vida interiorana e a vida na capital. Destaque também para o talentoso elenco e para o trabalho de direção de Villamarim, que já era elogiado na TV e mostra aqui a que veio.

Confira o trailer de Redemoinho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar