quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A Qualquer Custo


Uma espécie de faroeste moderno, A Qualquer Custo (Hell or High Water, EUA, 2016), de David Mackenzie não diz a que veio, numa trama morna pelo interior do Texas, Estados Unidos que apresenta os irmãos Toby (Chris Pine) e Tanner (Ben Foster) que, pressionados pela proximidade da hipoteca da fazenda da família, resolvem assaltar bancos para obter a quantia necessária ao pagamento. Com um detalhe: eles apenas roubam agências do próprio banco que está cobrando a hipoteca. Só que, no caminho, eles precisam lidar com um delegado veterano (Jeff Bridges), que está prestes a se aposentar, mas fará de tudo para capturá-los..Algo um tanto quanto clichê...

Toby é um ex-presidiário e Tanner, um pai divorciado com dois filhos. Assim, o filme chama atenção para o aspecto social vivido por uma boa parte dos americanos interioranos, que costumam andar armados. Nada justifica o roubo, mas o roteiro mostra que os ladrões possuem uma justificativa moral para tais atos. E o confronto final com o policial perseguidor, parece que está colocando frente à frente gerações distintas, a do faroeste clássico e a do faroeste moderno, onde quem sai perdendo é o espectador.


Não merece ganhar nenhum prêmio no Oscar, apesar de ter sido indicado a Melhor Filme, Ator Coadjuvante (Jeff Bridges), Roteiro Original e Edição.

Veja o trailer de A Qualquer Custo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar