quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Estrelas Além do Tempo


Drama biográfico Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, EUA, 2016), de Theodore Melfi narra a incrível história de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae), três brilhantes mulheres afro-americanas que trabalharam na NASA e foram os cérebros por trás de uma das maiores operações da História: o lançamento em órbita do astronauta John Glenn, uma conquista fantástica que restaurou a confiança do país, mudou a Corrida Espacial e galvanizou o mundo. 


Filme se passa em 1961, durante a Guerra Fria, quando Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. O trio visionário atravessou todas as barreiras de gênero e raça para inspirar gerações para sonhar grande. Amigas de longa data, elas precisam provar sua competência dia após dia, além de lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

O roteiro de Alison Schroeder, Ted Melfi, Lori Lakin Hutcherson é leve, bem humorado e ágil ao apresentar a história das três mulheres de forma orgânica, mostrando a resistência de um pensamento racista, mas que precisa se render ao talento das excelentes pessoas que são expostas na trama. Méritos da montagem que consegue trafegar entre os diversos setores da Nasa onde as amigas trabalham e em nenhum momento perder o foco do filme. Destaco a cena em que as três personagens ficam felizes ao estarem sendo escoltadas por um policial em pleno estado de Vírginia e quando Katherine Johnson está correndo mais de 800 metros para chegar ao banheiro, pois no prédio em que trabalha não existe banheiro para pessoas “de cor”.


A emoção também se faz presente, especialmente na cena onde Mary Jackson está tentando ser a primeira negra a entrar em um colégio para brancos, e com isso tem que convencer o juiz a aceitar seu pedido. E o racismo é derrotado quando  Dorothy Vaughn consegue se tornar supervisora e especialmente quando o personagem de Kevin Costner surge retirando a placa do banheiro de pessoas de cor, sendo extremamente simbólica pelo que representa. 

A trilha sonora de Pharrell Williams, Benjamin Wallfisch e Hans Zimmer tornam o longa um feel good movie, podemos citar a bela canção Runnin que embala as idas de Katherine Johnson ao banheiro. Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer), e Roteiro Adaptado do livro Hidden Figures, de Margot Lee Shetterly.

Confira trailer de Estrelas Além do Tempo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar