terça-feira, 21 de novembro de 2017

Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha


Comédia dramática Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha (Victoria and Abdul, Estados Unidos, Reino Unido, 2016) de Stephen Frears é baseado numa história verídica, envolvendo a rainha inglesa e como um serviçal indiano muçulmano se tornou seu confidente. Em tempos de discriminação, surpreende ao ser simpático em mostrar a relação de uma mulher que carrega o fardo de ser rainha com um sonhador disposto a servir.

O filme retrata uma amizade improvável durante os últimos anos do extraordinário reinado da Rainha Vitória (Judi Dench). Quando Abdul Karim (Ali Fazal) viaja da Índia para o Reino Unido com o objetivo de participar no Jubileu de Ouro da Rainha, é surpreendido ao cair nas boas graças da Rainha. Enquanto a Rainha começa a questionar as constrições do seu já longo cargo, cria-se uma aliança inesperada entre os dois, sendo a lealdade que têm um para com o outro ameaçada tanto pela família como pelo círculo restrito da Rainha. À medida que a amizade se intensifica, a Rainha começa a ter uma visão diferente do mundo, recuperando o seu sentido de humanidade.

O grande acerto do filme é mostrar a transformação de Vitória, de uma senhora doente, solitária e absolutamente entediada, para uma monarca vívida, descobrindo coisas novas e com um vigor impressionante para confrontar sua corte, especialmente seu filho, o herdeiro do trono, o futuro rei Eduardo VII. Encantada inicialmente pela beleza de Abdul, aos poucos ela se encanta com sua simplicidade e falta de cerimônia (apesar do enorme respeito entre eles). A cena do banquete é hilária! Rapidamente a rainha o coloca em posição de prestígio na corte britânica, como “munshi”, um misto de professor e guru espiritual. Tanto a corte quanto a criadagem enxergaram com muito maus olhos a relação próxima, que deu ao indiano uma série de regalias.

Em 2003, a jornalista indiana Shrabani Basu descobriu uma história que, um século antes, havia sido (in)devidamente apagada: a rainha Vitória (1819-1901), em seus últimos 13 anos de vida, havia tomado como confidente o indiano muçulmano Abdul Karim (1863-1909), que chegou ao Reino Unido com 24 anos. A Índia foi colônia britânica entre os anos de 1858 até 1947. Ao assumir o reinado, Eduardo VII mandou apagar todos os vestígios da passagem de Abdul pela corte. Felizmente, a história acabou sendo descoberta 100 anos depois. O filme entrega além da espetacular atuação de Judi Dench, uma fotografia primorosa, excelente direção de arte, maquiagem e figurinos digno de oscar.

Veja trailer de Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar