quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Shiatsu, Ventosa e Tuiná na SIPAT 2018




Na manhã desse 22 de agosto de 2018, fui sorteado a receber uma sessão de shiatsu, ventosa e tuiná, com a Dra. Ana Cecy, na programação da SIPAT 2018 do Instituto Agropolos. Nunca havia realizada uma massagem tão relaxante, então tive o privilégio de experimentar.

Shiatsu (transliteração do kanji1 japonês 指圧), um método terapêutico originado no Japão entre o final do século XIX e início do século XX1, tendo-se criado desde o princípio diferentes técnicas, ramos e estilos, que seguiram modificando-se quando o Shiatsu encontrou-se com outras culturas de cura por todo o mundo. A despeito das muitas diferenças entre suas várias escolas, o Shiatsu mantém sua característica básica, que é ser uma terapia corporal que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo (Em japonês, o vocábulo vem de Pressão="Atsu"+dedos="Shi"). O Shiatsu é praticado de forma profissional, mas também em ambiente familiar (amador).



A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade. Assim, este tratamento é muitas vezes usado no tratamento da celulite, pois o aumento da circulação de sangue pode reduzir o aspeto da casca pele de laranja. Além disso, a ventosaterapia é também muito usada como forma natural para combater a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.


O Tui Na emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais. É ensinado nas escolas de acupuntura como parte da capacitação dos alunos para o trabalho em medicina Oriental. Gostei das pedrinhas que são colocadas na orelha...

Um comentário:

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar