terça-feira, 7 de agosto de 2018

Eduardo Galeano Vagamundo


Documentário Eduardo Galeano Vagamundo (Brasil, 2018) de Felipe Nepomuceno teve sua première mundial na 28º edição do Cine Ceará, apresentando de forma intimista contos e relatos, além de uma entrevista de Eduardo Galeano, com título inspirado no livro de 1973 que reúne várias narrativas curtas do autor, que é um dos escritores e intelectuais mais importantes da América Latina.

Em 2010 Eduardo Galeano recebeu Felipe Nepomuceno em sua casa em Montevidéu para uma entrevista. Após a morte do escritor, amigos e leitores ao redor do mundo realizam uma homenagem com leituras de sua obra. Nasce um documentário, uma utopia. Um filme dos abraços para o maior contador de histórias da América Latina.

Amigos e profissionais do mundo artístico contam suas lembranças do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Hughes Galeano, que faleceu em 2015. A trajetória de Galeano, autor do livro "As Veias Abertas da América Latina", foi fortemente marcada pelo seu desejo de conhecer o mundo sempre buscando estar em contato com as belezas da vida.

Cada conto e cada participação estão impregnados do estilo do autor, que revisita seus ancestrais mantendo sempre uma visão de estranhamento em relação às coisas da vida. O filme é quase um abraço fraterno de quem certamente é fã do escritor. Os textos, se alternam com imagens muito bem captadas que transmitem exatamente a ideia do que está sendo falado no conto ou no relato.
Assim o documentário é suave, talvez cansativo por ter cenas de simples contemplação, mas que propõe exatamente o que o estilo das narrativas do autor transmite.

Confira trailer de Eduardo Galeano Vagamundo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar