terça-feira, 28 de agosto de 2018

Escobar - A Traição


Baseado no livro Amando a Pablo, Odiando a Escobar, filme Escobar - A Traição (Loving Pablo, Espanha, 2017) de Fernando León de Aranoa narra a história da ascensão e queda do senhor do tráfico colombiano, Pablo Escobar Gaviria, fundador do cartel de Medellín, contada pela sua glamurosa amante Virgínia Vallejo, uma jornalista conhecida com o seu próprio programa de televisão.

A trama do filme inicia no começo dos anos 1980, quando a jornalista colombiana Virginia Vallejo (Penélope Cruz) começa um tumultuado caso de amor com Pablo Escobar (Javier Bardem) um dos maiores traficantes de cocaína para os Estados Unidos, o que faz com que governo de Ronald Reagan insista na criação de um tratado entre os dois países que permita que ele seja julgado em solo americano. Decidido a combater tal ideia, Escobar intensifica seu apoio nas periferias das metrópoles colombianas, se candidata e é eleito deputado federal.

A popular apresentadora de TV de início não se importa em como o amante consegue sua fortuna, apenas em como o dinheiro é empregado. asilada política nos Estados Unidos da América. Por mais que existam diversos filmes que narram a trajetória de Pablo Escobar, esse longa conseguiu prender a atenção pela forma como ele estabelece o espectador no contexto.

Chama a atenção o fato de Pablo valorizar a família, embora não goste de passar tanto tempo com ela, e ainda assim pratique adultério com diversas outras mulheres. Achei marcante algumas cenas pontuais, como quando ao som de Let It Snow de Michael Bublé, vemos um avião abarrotado de cocaína pousando em uma auto-estrada norte-americana. Noutra cena emblemática, vemos Pablo orientando seu filho a não usar drogas, Há também a cena quando ele tenta sair da prisão com sua filha para ir na sorveteria.

O filme entrega também momentos de tensão, como quando ele sai correndo pelado pelo meio do mato, durante um ataque ao acampamento de Escobar, e quando Vallejo é metralhada numa loja de penhores. E um aterrorizante relato de estupro coletivo, quando num jantar romântico, Escobar presenteia Valejo com uma arma. 

Brilhante e cheio de ação, o filme conta com a direção segura de Fernando León de Aranoa, premiado diretor espanhol, dá coesão ao longa. As atuações de Penélope Cruz e Javier Bardem também corroboram para o funcionamento da história. Achei que o personagem de Peter Sarsgaard poderia ter sido melhor aproveitado como o investigador americano.

Veja trailer de Escobar - A Traição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar