domingo, 5 de agosto de 2018

Visitando a cidade de Mulungu, palco da 5ª Etapa do CCO 2018


Nos dias 4 e 5 de agosto de 2018, estive com o Valentim Antunes visitando a cidade de Mulungu, onde será realizada a 5ª etapa do Campeonato Cearense de Orientação.

Chegamos ao local onde será realizada a prova, no início da noite do dia 4 de agosto, levando cerca de 3h de deslocamento, com longo trecho sinuoso, que se realizado no período matutino, incorre em risco de cerração, comprometendo a segurança no deslocamento dos atletas. Sugere-se acomodação no local de prova, que oferece uma diversidade de opções de pernoite, seja no acantonamento ou nas pousadas existentes na região.

Fomos recebidos pelo Sr. Rômulo, diretor do evento, que estava acompanhado do Sr. Souto, gestor de segurança do evento e do Sr. Lucas, secretário do evento. A equipe estava trabalhando no mapa, acrescentando o que fora mapeado no dia. Por motivos de saúde, o mapeador Marden teve que se afastar da função, estando sob a responsabilidade de traçar os percursos após a conclusão do mapa, prevista para o dia 07/08/2018.

Em seguida, fomos apresentados ao Sr. Iro e ao Sr. Ubirajara, entusiastas da Orientação em Mulungu, que tem se esforçado para conseguir importantes parcerias para a realização do evento. Fomos levados a uma feira na praça local, e pudemos constatar o entusiasmo de toda população, com muitos atletas e autoridades locais que vinham nos cumprimentar de forma cortês. Destaca-se o fato do Secretário de Cultura, usar da palavra e anunciar nos auto falantes o evento do dia 26 e inclusive saudar nossa presença na cidade.


Na manhã do dia 5 de agosto, fomos conhecer as instalações onde será montada a estrutura de concentração da prova. Trata-se da casa do prefeito de Munlungu, que gentilmente cedeu sua moradia (que já foi um clube de lazer) para receber a prova. É conhecido o apoio incondicional que o prefeito tem dado aos orientistas da região, tendo patrocinado a filiação a CBO de 27 atletas locais, bem como a inscrição na 4ª etapa do CCO e a confecção dos uniformes.

Fomos informados da idéia da organização de realizar a largada das categorias Alfa e Elite noutro local, disponibilizando ônibus para o deslocamento dos atletas para o local de concentração. Prática já é comum em Eventos do Ranking Mundial (WRE). Recomendamos a preparação de uma área de aquecimento atrás da casa do prefeito. Posteriormente, fomos conhecer área de partida dos atletas Alfa e Elite, que é um local que oferece maior quietude e bem separada da concentração, contribuindo também para uma altimetria mais adequada.

Durante a visita, também foram verificados locais de hospedagem e acantonamentos, detalhes sobre alimentação e transportes, entre outras informações relevantes que foram coletadas. Retornamos no fim da tarde, após apreciarmos a deliciosa gastronomia local, com a certeza da convicção que já tínhamos, que a prova está em boas mãos e que teremos uma etapa histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar