quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Legalize Já - Amizade Nunca Morre


Drama musical Legalize Já - Amizade Nunca Morre (Brasil, 2017) de Johnny Araujo e Gustavo Bonafé apresenta a fundação da banda Planet Hemp, um dos maiores expoentes do rap, rock 'n roll, psicodelia, hardcore e raggae nacional, de forma emocionante ao focar na amizade entre seus fundadores. Cadê o Planet Hemp do atual momento político que vivemos? Suas músicas nunca foram tão apropriadas...

Skunk (Ícaro Silva) é um jovem músico, revoltado com a opressão e o preconceito diários sofrido pelas comunidades de baixa renda, que busca expor sua insatisfação através da música. Um dia, ao fugir da polícia, ele literalmente esbarra em Marcelo (Renato Góes), um vendedor de camisas de bandas de heavy metal. O gosto pelo mesmo estilo musical os aproxima, assim como a habilidade de Marcelo em compor letras de forte cunho social e questionador. Impulsionado por Skunk, ele adentra o universo da música e, juntos, formam a banda Planet Hemp.

O dia a dia difícil da classe média baixa do Rio de Janeiro, à margem dos arcos da lapa, ressoa de modo muito atual, embora a história se situe no início da década de 1990. O longa aborda de modo relevante uma série de temas, como problemas financeiros, gravidez, filhos, doenças sexualmente transmissíveis, relacionamento e opressão policial, se tornando um arauto sobre liberdade, vida artística, quebra de preconceitos e paradigmas. 

Marcelo é um vendedor ambulante, que luta para ganhar alguns trocados e sobreviver. Diante da gravidez da namorada Sônia (Marina Provenzzano), e o fato de seu pai (Stepan Nercessian) o expulsar de casa, além dos constantes conflitos com a polícia que toma os bens dos ambulantes para ganharem uma renda extra na corrupção, vemos Marcelo chegando ao cargo de vendedor numa loja de eletrodomésticos, até abandonar tudo e deixar se levar por sua paixão e investir na carreira projetada por Skunk, jovem negro, com sérios problemas de saúde que vive num quarto alugado pelo argentino Brennand (Ernesto Alterio), dono de bar e figura paterna.

O foco do filme é o encontro inesperado desses dois sonhadores: Marcelo Peixoto e Luis Antônio, que marcaram para sempre a história da música nacional e deram origem ao Planet Hemp, banda que marcou uma época na maré da contra-cultura, falando a respeito da população que vive a margem da sociedade.  A fotografia monocromática, predominando o preto e branco, surge como referencial à realidade nua e crua das ruas. O granulado da imagem torna nosso contato com a história ainda mais áspero. 

No entanto, o filme não é uma trama de decadência, justamente o oposto, sobre a ascensão de jovens discriminados e tidos como delinquentes sociais, que através de sua arte, com muito talento levaram sua música ao topo das paradas musicais, onde muitos almejar conseguir. 

Um dos trechos mais interessantes, é quando Marcelo compra de volta a mercadoria que havia sido levada pela polícia, e gasta todo seu dinheiro comprando de volta também a mercadoria de uma senhora que trabalhava ao seu lado, momento que reluz a índole do sujeito, longe de pensar apenas no que é seu. Outra cena marcante, no início da carreira da banda, quando eles vão tocar num culto de uma igreja evangélica pentecostal. Sensacional.

Acompanhe o trailer de Legalize Já - Amizade Nunca Morre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar