quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O Primeiro Homem



Ficção científica dramática O Primeiro Homem (First Man, Estados Unidos, 2017) de Damien Chazelle nos leva a um passeio pelo espaço, nos colocando literalmente dentro das naves pilotadas pelo americano Neil Armstrong em suas missões da NASA, mostrando sua jornada até se tornar o primeiro homem a pisar na lua em 1969. Roteiro de Josh Singer (Spotlight – Segredos Revelados) é baseado no livro de James R. Hansen.


A trama apresenta a biografia do astronauta norte-americano Neil Armstrong (Ryan Gosling) e sua jornada para se tornar o primeiro homem a andar na Lua. Os sacrifícios e custos que Neil e toda uma nação teve que pagar, durante uma das mais perigosas missões na história das viagens espaciais são viscerais e bem retratados pelo filme que indiretamente deixa claro que guerra espacial se mostra vazia e sem sentido, tendo servido mais para os egos políticos que para qualquer outra coisa. As cenas que mostram Neil Armstrong bem como os demais astronautas na Terra, sendo pai, marido, companheiro e lutando contra seus traumas, especialmente a perda de sua filha são os melhores momentos do longa.

O diretor de Whiplash - Em Busca da Perfeição (2014) e La La Land - Cantando Estações (2016), ocupa a vaga que inicialmente seria de Clint Eastwood e sai de sua zona de conforto (filmes musicais) e imerge em algo diferente. É o primeiro filme de Chazelle que ele não trabalhou também no roteiro, que se mostra bem coerente, sem o uso de sentimentalismo banal e com uma dosagem pequena de nacionalismo, que se fosse exagerada, poderia estragar o tom do filme.

As cenas que mostram Gosling girando ininterruptamente numa nave, é de causar enjoos na plateia, o que é ruim por si só, mas nos coloca imerso na história que está sendo contada, como se estivéssemos ali na nave com ele, e percebemos que a ida do homem à lua, foi alcançada graças ao esforço coletivo baseado em esperança e vontade daqueles extraordinários, mais do que a execução de um projeto científico. O design de som do filme é épico e certamente estará entre as indicações técnicas do próximo Oscar. É um filme extraordinário à medida que mostra tanto a imensidão do espaço interior de um homem, quanto a imensidão dos feitos espaciais de Armstrong.

Acompanhe o trailer de O Primeiro Homem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar