segunda-feira, 1 de outubro de 2018

A Primeira Noite de Crime


Suspense A Primeira Noite de Crime (The First Purge, Estados Unidos, 2018) de Gerard McMurray é o quarto filme da franquia The Purge, e funciona como uma prequel dos anteriores: Uma Noite de Crime (2013), Uma Noite de Crime: Anarquia (2014) e 12 Horas para Sobreviver - O Ano Da Eleição (2016). Continua sendo uma apologia a violência gratuita, com um plano de governo para abater minorias, em tempos sombrios na política brasileira, onde estamos prestes a viver quatro anos de "The Purge" caso o candidato fascista seja eleito...



Quando um novo partido político, o New Founding Fathers of America, ascende, é anunciado um novo experimento social. São 12 horas sem lei, em que o governo incentiva as pessoas a perderem toda e qualquer inibição. A participação não é obrigatória, mas como estímulo, U$ 5.000 dólares é dado para quem fica na cidade, e mais prêmios para quem participa.

Os personagens não tem carisma, de modo que tanto faz se eles morrerem ou não. Tudo é muito gratuito e fútil. Tem um ritmo lento e sonolento para um filme que poderia explorar muito mais da ação e do terror que a situação pode causar. Me encaixo num perfil do que não participaria de tal atrocidade, e esse tipo de pessoa não é vista nesse filme. 

Acho que a ideia de expurgo proposta pelo filme, por mais que seja um pretexto para a ação, ela é inapropriada e já está exaurida em seu quarto filme, por mais que se proponha um debate de temas como lutas de classe, raça e o capitalismo. Não ficarei surpreso, se após o resultados das eleições brasileiras, vermos gente sendo despertada pelo radicalismo proposto pelo filme e agindo de forma intolerante, haja vista o discurso de ódio pregado pelo que se intitula messias salvador da pátria brasileira. Sabemos que Trump gostaria de levar a América a uma guerra racial, xenófaba. Por mais que o filme seja uma obra de ficção, fica cada vez mais difícil achar que isso seja apenas um faz de conta.

Assista ao trailer A Primeira Noite de Crime:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar