sexta-feira, 30 de agosto de 2019

A Máscara da Igualdade


Curta metragem A Máscara da Igualdade [Brasil, 2019] de Telmo Carvalho aborda o tema da igualdade de gêneros de forma simples e direta.

Resultado de imagem para A Máscara da Igualdade telmo

O Projeto de conclusão da oficina de cinema do projeto Enel Compartilha Animação, o curta de 3 minutos foi produzido na técnica 2D, sob orientação do cineasta e professor Telmo Carvalho. Após a exibição, os jovens receberão o certificado de conclusão do curso realizado na Casa Amarela Eusélio Oliveira.

O roteiro foi uma criação conjunta dos alunos, que se dividiram depois em equipes para as atividades de cenaristas, animadores, clean up (limpeza do traço) e coloristas. “Os desenhos foram feitos da forma tradicional utilizando a mesa de luz, fotografados na truca com uma câmera digital, que é uma mesa onde se filma o desenho, e depois coloridos digitalmente utilizando computadores”, explica Telmo Carvalho.


O filme conta a história de Bárbara, uma mulher que está procurando emprego e vai até uma fábrica de caixas. Lá, mesmo sendo capacitada, não fica com a vaga por ser mulher. Ela, então, tem uma ideia: coloca uma máscara de homem. Assim, consegue o emprego e acaba revolucionando a fábrica de caixas.

A primeira etapa do projeto aconteceu em junho deste ano, quando 100 estudantes de cinco escolas públicas de Fortaleza participaram das oficinas de cinema de animação realizadas em cada instituição, com aulas teóricas e práticas. Dos 100, 11 foram selecionados para a segunda etapa, que aconteceu em julho na Casa Amarela Eusélio Oliveira, onde tiveram acesso a equipamentos e programas de computador utilizados em grandes estúdios. Com isso, eles deram vida ao curta desta edição.

O Enel Compartilha Animação tem como objetivo introduzir, por meio de aulas teóricas e práticas, a linguagem do audiovisual à rotina de jovens estudantes e faz parte da rede de ações de responsabilidade social desenvolvida pela Enel, que já beneficiou mais de 2 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza e outras cidades do interior do estado, ao longo desses mais de dez anos. O projeto é realizado pela Associação Cultural Cine Ceará e o Instituto ÁguaBoa Cultural, em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura (Secult).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar