terça-feira, 6 de agosto de 2019

Jornada da Vida


Drama Jornada da Vida [Yao, França, Senegal, 2018], de Philippe Godeau, é um roadie movie pela África, mostrando uma relação desenvolvida entre uma criança e um ator francês de descendência senegalesa que vai à África para promover o seu livro numa Bienal. É um filme cool e leve para valorizarmos o que verdadeiramente importa nessa vida.


Em seu vilarejo no norte do Senegal, Yao é um garoto de 13 anos de idade disposto a tudo para encontrar o seu herói: Seydou Tall (Omar Sy), um famoso ator/escritor francês. Convidado a promover o seu novo livro em Dakar, Tall retorna ao país de origem pela primeira vez. No local, descobre que um de seus maiores fãs é Yao (Lionel Basse), um garotinho que efetuou uma longa viagem de 387 Km sozinho para realizar o seu sonho de vê-lo. Comovido com a história do menino, o ator decide fugir às obrigações e acompanhá-lo de volta à sua casa e no percurso, confronta-se às suas próprias raízes.

O que chama atenção no filme, é a questão do acolhimento que oferecemos a nossos semelhantes. Se agirmos com benevolência, simpatia e altruísmo, certamente construiremos um mundo melhor e lidaremos melhor com os problemas que porventura surgiram em nossa existência.

Em tempos de tensões imigratórias, o filme propõe uma reconciliação entre continentes Europeu e Africano, demonstrando que um tem muito a aprender com o outro. Clichês são dispensados, para dar espaço ao choque cultural natural entre um homem africano criado na Europa e um garoto senegalês.

A religião muçulmana que condiciona e faz parte da vida diária de muitos, é tratada com um respeito impressionante, numa cena deveras marcante, de uma prece coletiva pelas ruas do país africano. Outra cena marcante envolve uma guarda de trânsito e demonstra a corrupção que há nos países menos desenvolvidos. Em tempos que se fala de erguer muros ou separar regiões de países, nada como uma mensagem inspiradora como esta.

Veja trailer de Jornada da Vida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar