Na noite deste 30 de agosto de 2019, estive na solenidade de Abertura do 29º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, num auditório lotado. A fila se formou cedo na praça do ferreira e conheço pessoas que tinham credenciais, mas não conseguiram adentrar ao recinto.
Karim Ainouz, o homenageado da noite entrou e já foi aplaudido pelo público. Diversas autoridades estiveram presentes. O governador Camilo Santana, o Secretário da Cultura Fabiano Piúba, o ex-candidato a presidência Ciro Gomes, mas foi quando o ex-candidato Fernando Haddad adentrou que o público reagiu com gritos de Lula Livre!
Fabiano Piúba fez um belo discurso de abertura sobre "adiarmos o fim do mundo", que aqueles que elegeram a educação, a cultura e o meio ambiente como inimigos tentam realizar. Na fala do Governador Camilo Santana, cumprimentou o público, as autoridades e quando Fernando Haddad foi citado novamente foi ovacionado pelo público. Citou importantes prêmios conquistados pelos filmes cearenses, recentemente Pacarrete ganhou Gramado e A Vida Invisível será o representante brasileiro no luta pela vaga no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2020. Citou investimentos na cultura, na contramão do desinvestimento Federal. Terminou anunciando convocação dos concursados na Secult.
Karim então convidou o elenco do filme para subir no palco e falou um pouco sobre o filme que ganhou o prêmio da mostra Um Certo Olhar, principal mostra paralela a Cannes. Em seu discurso Karim defendeu a Ancine dos ataques que a instituição tem sofrido no atual desgoverno.No final da exibição, teve o projeto música na praça, com o cantor Marcos Lessa (CE). Foi uma noite memorável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!