sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Abertura 29º Cine Ceará


Na noite deste 30 de agosto de 2019, estive na solenidade de Abertura do 29º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, num auditório lotado. A fila se formou cedo na praça do ferreira e conheço pessoas que tinham credenciais, mas não conseguiram adentrar ao recinto.

Cine Ceará teve abertura no último dia 30

Karim Ainouz, o homenageado da noite entrou e já foi aplaudido pelo público. Diversas autoridades estiveram presentes. O governador Camilo Santana, o Secretário da Cultura Fabiano Piúba, o ex-candidato a presidência Ciro Gomes, mas foi quando o ex-candidato Fernando Haddad adentrou que o público reagiu com gritos de Lula Livre!



Fabiano Piúba fez um belo discurso de abertura sobre "adiarmos o fim do mundo", que aqueles que elegeram a educação, a cultura e o meio ambiente como inimigos tentam realizar. Na fala do Governador Camilo Santana, cumprimentou o público, as autoridades e quando Fernando Haddad foi citado novamente foi ovacionado pelo público. Citou importantes prêmios conquistados pelos filmes cearenses, recentemente Pacarrete ganhou Gramado e A Vida Invisível será o representante brasileiro no luta pela vaga no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2020. Citou investimentos na cultura, na contramão do desinvestimento Federal. Terminou anunciando convocação dos concursados na Secult.

Resultado de imagem para karim ainouz cine ceara

O protocolo foi quebrado e Karim Ainouz já recebeu presentes e homenagens. Em seguida houve protestos contra o novo reitor da Universidade Federal do Ceará. Os gritos eram: Fora interventor e o ministro ditador.


Foi exibido o curta A Máscara da Igualdade, do Projeto Compartilha Animação, seguido da entrega dos Certificados aos Alunos do Projeto Compartilha Animação. A temática abordada foi a questão da igualdade de gêneros.

Resultado de imagem para Alunos do Projeto Compartilha Animação cine ceara

Fernanda Montenegro foi então convidada ao palco para entregar o troféu Eusélio Oliveira ao cineasta Karim Ainouz. O discurso de Fernanda foi um dos pontos altos da noite. No formato de uma carta, ela afirmou que na arte, o país vai dar certo. Fernanda também leu a carta que Karim a escreveu a convidando para participar de A Vida Invisível.

Resultado de imagem para elenco de a vida invisivel no cine ceara

Karim então convidou o elenco do filme para subir no palco e falou um pouco sobre o filme que ganhou o prêmio da mostra Um Certo Olhar, principal mostra paralela a Cannes. Em seu discurso Karim defendeu a Ancine dos ataques que a instituição tem sofrido no atual desgoverno.No final da exibição, teve o projeto música na praça, com o cantor Marcos Lessa (CE). Foi uma noite memorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar