Na noite deste 30 de agosto de 2019, estive na solenidade de Abertura do 29º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, num auditório lotado. A fila se formou cedo na praça do ferreira e conheço pessoas que tinham credenciais, mas não conseguiram adentrar ao recinto.

Karim Ainouz, o homenageado da noite entrou e já foi aplaudido pelo público. Diversas autoridades estiveram presentes. O governador Camilo Santana, o Secretário da Cultura Fabiano Piúba, o ex-candidato a presidência Ciro Gomes, mas foi quando o ex-candidato Fernando Haddad adentrou que o público reagiu com gritos de Lula Livre!
Fabiano Piúba fez um belo discurso de abertura sobre "adiarmos o fim do mundo", que aqueles que elegeram a educação, a cultura e o meio ambiente como inimigos tentam realizar. Na fala do Governador Camilo Santana, cumprimentou o público, as autoridades e quando Fernando Haddad foi citado novamente foi ovacionado pelo público. Citou importantes prêmios conquistados pelos filmes cearenses, recentemente Pacarrete ganhou Gramado e A Vida Invisível será o representante brasileiro no luta pela vaga no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2020. Citou investimentos na cultura, na contramão do desinvestimento Federal. Terminou anunciando convocação dos concursados na Secult.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/H/1/13qX5MQ9OK45mnsgvegw/karim.jpg)

Karim então convidou o elenco do filme para subir no palco e falou um pouco sobre o filme que ganhou o prêmio da mostra Um Certo Olhar, principal mostra paralela a Cannes. Em seu discurso Karim defendeu a Ancine dos ataques que a instituição tem sofrido no atual desgoverno.No final da exibição, teve o projeto música na praça, com o cantor Marcos Lessa (CE). Foi uma noite memorável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!