sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Meu Amigo Enzo



Drama Meu Amigo Enzo [The Art of Racing in The Rain, Estados Unidos, 2019], de Simon Curti, baseado no premiado romance de Garth Stein, A Arte de Correr Na Chuva, publicado no Brasil pela Ediouro e que eu tive o prazer de ler em 2011, é uma história emocionante narrada por um cão espirituoso e filosófico chamado Enzo, que é fã de corridas de Fórmula 1, especialmente de Ayrton Senna, o maior piloto que já existiu. Altamente recomendado.



A trama narra o vínculo do cachorro Enzo com seu dono Denny Swift (Milo Ventimiglia, que achei parecido com o Felipe Massa e foi visto recentemente numa pequena participação em Creed II como o filho de Rocky Balboa), um aspirante a piloto de corridas de Formula 1, que é arrojado, e que tem um talento especial para dirigir sob chuva. Um dia, ao voltar do trabalho, decide adotar um filhote de cachorro que ganha o nome de Enzo, em homenagem ao criador da Ferrari, e passa a acompanhá-lo em todo lugar que vá, ganhando um apreço especial pela adrenalina das corridas, seja ao assisti-las ao vivo ou pela televisão.

Com o passar dos anos, a amizade entre Denny e Enzo sofre profundas mudanças quando o piloto conhece, e se apaixona, por Eve (Amanda Seyfried). Enzo ganha uma visão profunda e divertida da condição humana e entende que as técnicas necessárias na pista de corrida também podem ser usadas para passar com sucesso pela jornada da vida. O filme segue Denny, seu relacionamento com Eve e sua jovem filha Zoe (Ryan Kiera Armstrong).

O envolvimento com o mundo da velocidade é muito bem trabalhado ao longo do filme, assim como nas páginas do livro. O filme dos produtores do saudoso Marley e Eu (2008) dialoga com o menino que um dia eu fui e gostava de acompanhar as corridas de Fórmula 1, torcendo pelo Senna na TV. Destaco a boa dublagem nacional do filme, especial mente a voz que deu vida ao cão.



Chorei muito após o filme, assim como chorei enquanto lia o livro, que farei questão de reler, desta feita com meu primogênito.

Veja trailer dublado de Meu Amigo Enzo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar