sexta-feira, 30 de agosto de 2019

A Vida Invisível


Drama A Vida Invisível [Brasil, 2019] de Karim Aïnouz, inspirado no livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão de Martha Batalha e apresenta a vida de duas jovens irmãs que foram separadas pelo destino e viveram na esperança do reencontro.

A Vida Invisível se passa no Rio de Janeiro, década de 1940. Eurídice (Carol Duarte) é uma jovem de 18 anos, talentosa, mas bastante introvertida. Guida (Julia Stockler) é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, e conservador, o que faz com que elas trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier).

Cada uma tem um sonho: Eurídice quer se tornar uma renomada pianista e outra encontrar o amor verdadeiro. Porém, por conta do pai, elas são forçadas a viver uma sem a outra. Separadas, elas tomarão controle de seu destino ao mesmo tempo que nunca abrem mão da esperança de serem reunidas. Para suprir a carência que uma sente da outra, acabam preenchendo com coisas fúteis esse vazio gerado pela ausência fraterna.

É a história destas duas mulheres, duas irmãs, tentando lutar contra as forças sociais que insistem em frustrá-las. Invisíveis em uma sociedade paternalista e conservadora, elas se desdobram para seguir em frente. O ritmo do filme pode parecer até um pouco lento, como a vida de fato é em determinados momentos. Mas como está estampado no poster, se trata de um melodrama tropical.

O elenco conta com Carol Duarte, Julia Stockler, Gregorio Duvivier, Bárbara Santos, Flavia Gusmão e Fernanda Montenegro como atriz convidada. A Vida Invisível deu a Aïnouz o prêmio da mostra Um Certo Olhar, principal mostra paralela a Cannes. O longa também será exibido no Festival de Toronto.

Veja o trailer de A Vida Invisível:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar