quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Exodus - De Onde Eu Vim Não Existe Mais


Ambicioso documentário Exodus - De Onde Eu Vim Não Existe Mais (Brasil/Alemanha, 2017), de Hank Levine produzido no Brasil, pela O2 Cinema, Hank Levine Films, Globo Filmes e GloboNews, mostrando a situação dramática de refugiados em diversas partes do mundo, que em função da falta de direitos humanos básicos, não conseguem permanecer em seu país de origem.



O documentário mostra o desenrolar de seus destinos diante de um mundo pautado por fronteiras abertas e fechadas, assumindo o papel de ser um retrato das dramáticas e íntimas histórias de refugiados de diferentes partes do mundo que tiveram de deixar suas casas por motivos distintos. Durante dois anos, o filme acompanha as jornadas dos refugiados Napuli, Tarcha, Bruno, Dana, Nizar e Lahtow, e mostra o desenrolar de seus destinos diante de um mundo pautado por fronteiras abertas e fechadas. 

Assim, Exodus é uma observação sobre o estado do mundo frente à crise dos refugiados que se espalhou por todo o planeta, visto que cada vez mais pessoas deixam seus lares para fugirem de motivos diversos como guerras e epidemias, buscando um porto seguro para recomeçar suas vidas. Alguns trechos do documentário é narrado pelo sempre politizado e talentoso Wagner Moura.

É surpreendente a incrível história de seis pessoas de diferentes partes do mundo que foram forçadas a deixar seus lares e construir suas vidas sob novas e desafiadoras circunstâncias. As histórias dos protagonistas são contadas em paralelo, e não em episódios, retratando o desenvolvimento de seus destinos através do período de dois anos que os acompanhamos (As filmagens passaram por diversos países como Sudão do Sul, Argélia, Congo, Mianmar, Cuba, Brasil e Alemanha). Méritos para o excelente trabalho de montagem.

Nascida na Síria, Dana chegou no Brasil via Turquia e está desesperada para poder reunir sua família no Canadá. Dana trabalha como secretária numa mesquita mulçumana em São Paulo. Na cena inicial vemos ela
tendo aulas de tiro na capital paulista, para exorcisar demônios que atormentam a personagem. A câmera a acompanha numa exibição de um documentário Sírio, que traz à tona todas as lutas enfrentadas por ela na época que viveu na Síria.

Bruno, de Togo, levou 9 anos em campos de refugiados na Alemanha, até ser finalmente legalizado e passar a ajudar outros refugiados desde então. A visita dele ao local onde morou produz uma agonia que pode ser percebida pela plateia.

Napuli, uma ativista política, teve de deixar o Sudão do Sul através da Uganda até a Alemanha, sendo uma ativista lutando por seus direitos de permanecer ali, tendo encontrado no casamento com um alemão o direito de se tornar cidadã e verdadeiramente constituir um lar.. 

Tarcha nasceu no Saara Ocidental e teve que fugir para a Argélia, em 1975, devido à invasão dos Marrocos, indo viver desde então em campos de refugiados. As cenas no deserto, possuem uma fotografia primorosa de Yuri Salvador e Klaus Betzl.


Nizar, um Sírio-Palestino, na sua jornada rumo à Europa, via Cuba, e Brasil, na expectatyiva de receber refúgio e levar sua família. É o típico jovem na idade de cumprir o alistamento militar obrigatório, que se vê forçado a fugir do país, para não ser condenado à morte em combate.


Lahtow e Mahka, de Kachin, Mianmar, tiveram que deixar suas casas devido a conflitos militares; ainda que no meio de uma zona de guerra, passando a viver em condições sub humanas, mesmo habitando próximo a onde viviam, em condições trágicas. Mahka enfrenta o perigo para visitar seu lar abandonado. 

Por mais trágico que possa parecer esse deslocamento de milhares de pessoas de seus países de origem, abrindo mão de seu idioma, de suas famílias, em busca de sobrevivência em terras que lhes assegure um presente mais protegido e, se possível, uma esperança de futuro digno, enfrentando preconceitos, e tendo que arcar com altos custos de transporte, que em muitos casos é pago com a própria vida..

Hank explicou que a pesquisa para o documentário Exodus, foi iniciada em 2008, em uma viagem ao continente africano, visitando o Senegal para fazer um documentário sobre os senegaleses e outros africanos que estavam embarcando em barcos clandestinos. Foi daí que nasceu o interesse em fazer um documentário sobre um assunto que naquela época ainda era menos agudo do que hoje em dia. A ideia era fazer um documentário que abraça a dimensão global desse assunto.

Segue trailer de Exodus - De Onde Eu Vim Não Existe Mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar