terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A Esposa


Drama de relações A Esposa [The Wife, Reino Unido, Suécia, Estados Unidos, 2017], de Björn Runge baseada na obra de Meg Wolitzer, é uma estupenda história feminista sobre abuso passivo em tempos de empoderamento da mulher, ancorada num relacionamento conjugal e familiar, abordando assuntos sobre o fazer literário, assim como o recente Colette (Estados Unidos, Reino Unido, 2018) de Wash Westmoreland.

Na trama, enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan (Glen Close) questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático e erudito escritor Joe (Jonathan Pryce) e sua carreira literária. 

Assediada por um jornalista (Christian Slater) ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos há muito enterrados finalmente virão à tona. O longa nos permite meditar sobre o papel da mulher em nossa sociedade, o preconceito enfrentado ao longo dos anos, as humilhações que a sociedade machista impõem, dentre outros aspectos.

O roteiro de Jane Anderson é caprichado e detalhista, apoiado por uma montagem correta que inclui flashbacks do início do relacionamento e da juventude dos personagens apresentados. Assim, vamos conhecendo aos poucos este homem e esta mulher, e chegando a conclusão da trama, onde Joan insiste em esconder.

Joan, que sempre viveu na sombra do marido, sendo extremamente compreensiva e incentivadora, recebe no discurso de agradecimento do conjuge, todas as homenagens possíveis, no entanto, a panela de pressão explode justamente nesse momento, levando a uma reação que termina de forma trágica e a faz continuar a encenação que sempre viveu.

O elenco está muito bom, mas Glenn Close rouba a cena com olhares sutis e nuances de auto controle de sua personagem, numa performance interiorizada, que exala talento em seu olhar e seus semblantes, algo que certamente lhe renderão o oscar de melhor atriz, vide a vasta lista de indicações e premiações que ela tem recebido merecidamente. Detalhe é que Annie Starke, que interpreta Joan quando jovem, é a filha de Glenn Close.

Veja o trailer de A Esposa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar