quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O Homem Que Cuida


Com uma forte crítica social implícita, drama O Homem Que Cuida (El hombre que cuida [Première Brasil] Rep. Dominicana/Porto Rico/Brasil. Ficção. 85 min. 18 anos, 2017) de Alejandro Andújar, que apresentou seu primeiro longa de ficção como diretor, foi exibido no 27º Cine Ceará - Festival Ibero Americano de Cinema apresentando a rotina de um caseiro numa praia caribenha.

Juan (Héctor Aníbal) mora isolado no pequeno povoado de pescadores de Palmar de Ocoa, onde trabalha como caseiro numa casa de praia na propriedade de uma família endinheirada da capital. Mesmo sendo um jovem de 25 anos, já passou por maus bocados na vida, inclusive a traição de sua esposa, e agora está tentando recomeçar. Mas sua rotina pacata será interrompida pela chegada sem aviso do filho do dono e seus amigos para passar o fim de semana.

Juan é literalmente corno, e usa a raiva contida para se dedicar ao patrão, a quem ele é extremamente fiel. Os jovens que vão passar o fim de semana na casa, mostram a completa irresponsabilidade inerente da idade, e expõem a diferença entre ricos (Rich, o filho do do proprietário do imóvel ), pobres (Karen, a jovem negra da região) e a classe média (o amigo aproveitador). 

Tudo transcorre de modo natural, até que o rico estupra a pobre (algo que os ricos fazem em seu cotidiano de exploração), enquanto a classe média flerta com a paixonite do rico. Juan testemunha o estupro, mas nada faz pra evitar, embora tenha avisado anteriormente tanto para o rico, quanto para a pobre que não era adequado permanecerem no mesmo ambiente. Sobra então pra Juan resolver o problema após a jovem Karen ficar desacordada após ser violentada.

A princípio eu não entendi o que o diretor do filme quis transmitir. Mas escrevendo essas palavras, ficou bem claro a crítica social implícita no longa que tem participado de diversos festivais, como o Cine Global Dominicano 2017, o Yellow Robin Award Competition e sendo submetido a curação do IFF Rotterdam 2017.

Veja o trailer de O Homem Que Cuida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar