quinta-feira, 17 de agosto de 2017

João: O Maestro


Biografia do maestro João Carlos Martins João: O Maestro (Brasil, 2016) de Mauro Lima (o mesmo de  Meu Nome Não é Johnny - 2008 e Tim Maia - 2014) apresenta com muita qualidade de produção a trajetória de vida e a obra desse músico apaixonado pela música à ponto de ter vivido uma obsessão pela sua paixão.

Desde a infância, João Carlos Martins (Davi Campolongo, Rodrigo Pandolfo e Alexandre Nero) foi considerado um prodígio do piano e conquistou fama internacional muito cedo. Aos poucos, sua fama ganhou os noticiários e levou o músico à Europa e a outros países da América do Sul. Estabelecido como pianista de sucesso, na fase adulta, sofre um acidente que prejudica o movimento da mão direita. 


Ele tenta outra carreira, mas acaba retornando à vida de pianista, mesmo quando um problema médico retira parte de seus movimentos. Usando apenas uma das mãos, o músico tenta se reestabelecer e realiza concertos. No entanto, um segundo acidente retira os movimentos da mão esquerda, o que faz com que ele, mais uma vez, tenha que se reinventar e só então se tornar maestro.

O diretor faz um excelente trabalho ao retratar o ambiente familiar de João, seus professores de piano José Kliass (Caco Ciocler), assim como quando João vai morar fora, se torna um mulherengo (daqueles que perdem a virgindade em um bordel) ou quando perde o controle e extrapola os próprios limites físicos, chegando literalmente a derramar sangue nos pianos, numa cena fabulosa.

A montagem do filme é bem interessante. Apesar de seguir o padrão linear, vemos inserções de acontecimentos ocorridos na infância de João em pontos chaves do filme, que explicam muito do que está sendo mostrado em tela. Por exemplo, seu desamor pela primeira esposa Sandra (Fernanda Nobre), certamente é fruto da primeira frustração amorosa sofrida na infância, quando sua paixonite faleceu de forma trágica. Ou que ele teve que tocar piano, ao invés de jogar bola com o irmão, devido problemas de saúde (vide curativo no pescoço). No entanto, algumas cenas cenas estão mal explicadas. Como explicar o treino da Portuguesa no Central Parque em Nova York? E o acidente na Bulgária? E sua abrupta relação com a advogada Carmen Valio (Aline Moraes) que se torna sua segunda esposa. São pontos fora da curva.

Me chamou atenção a influência do pai (Giulio Lopes) na vida do filho, seja na indicação dos livros, ou no orgulho em guardar cada reportagem relacionada a João. É sempre bom ver quando um pai participa ativamente da vida dos filhos. Em tempos de funk e sertanejo universitário, a trilha sonora é um clean-up para os ouvidos, com muita música clássica, especialmente as obras de Johann Sebastian Bach, do qual João é considerado um dos maiores interpretes do compositor alemão, tendo sido o único a gravar a obra completa dele. A trilha por sinal é um personagem sempre presente na trama do filme e na vida de João. Talvez funcionasse melhor como uma mini série, pois sintetizar toda uma vida em apenas duas horas é uma tarefa árdua e ingrata.

No final, deixamos de ver um ator interpretando João para ver o próprio nos palcos, em tempos atuais mostrando seu trabalho mesmo após todos os problemas de saúde. Hoje com 77 anos, o maestro passou por mais de 20 cirurgias em toda sua vida. Sofreu com uma atrofia nos dedos, tratou um tumor na mão direita e uma embolia pulmonar no começo deste ano. Também foi golpeado em sua cabeça durante um assalto, o que originou um problema no cérebro e dificuldade de movimentação na mão direita. Chega a ser emocionante, mas não melodramático.

Acompanhe o trailer de João: O Maestro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar