terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Os 10 Melhores Filmes de 2019


Tradicional post sobre os melhores filmes do ano, vistos no cinema. Fica a indicação de bons filmes para interessados. Em 2019, vi 110 filmes no cinema. Contabilizo desde 2005 os filmes vistos no cinema, e já se somam 1.701! Mantive uma média de 1 filme à cada 3 dias.

Na relação desse ano temos duas animações: Homem-Aranha no Aranhaverso e Toy Story 4. Uma de 2018  que chegou aos cinemas no começo do ano e outra que é da franquia que me fez se apaixonar por cinema. Temos também dois excelentes filmes com temática cristã: Superação - O Milagre da Fé e Mais Que Vencedores. Me considero um privilegiado por ver filmes cristãos no cinema. Os dois exemplares da lista são magníficos.

Temos dois Blockbusters: Creed II e Vingadores Ultimato. Um falou comigo bastante na questão da paternidade, o outro é apenas a finalização da maior franquia cinematográfica de todos os tempos, o MCU (Universo Marvel nos Cinemas).

Entrou na lista dois dramas que podem ser considerados filmes de arte: Cafarnaum e Filhas do Sol. O primeiro mostra a rotina de um garoto libanês, o outro é um drama de guerra feminista de tirar o fôlego. A lista fica completa com Meu Amigo Enzo, adaptação de A Arte de Correr na Chuva, um livro que me fez se emocionar bastante e com o hilário Zumbilândia: Atire Duas Vezes, que de tão despretensioso, se mostrou uma grata surpresa.


01. Homem-Aranha no Aranhaverso
Animação que diverte de maneira sobrenatural e empolgante, abordado inúmeros Homens aranhas de várias dimensões, focando em Miles Morales e mostrando que o aracnídeo amigo da vizinhança ainda tem muito a oferecer a novas gerações.


02. Creed II
Drama de ação emociona com uma história clichê sobre luta, mas que na verdade fala sobre pais e filhos, maturidade, a importância de família e a construção de um legado. Fabuloso.


03. Cafarnaum
Relata a rotina de uma criança pobre, que vive sendo explorada e à mercê de uma sociedade injusta e cruel. O filme aborda um tema relevante de modo visceral e com excelentes tomadas de câmeras, que proporcionam imagens belas do "caos" que a trama mostra. Com uma montagem coesa alternando cenas do tribunal com a rotina diária de Zain, que encabeça um elenco encantadoramente carismático.

04. Superação - O Milagre da Fé
Apresenta uma edificante história real, de um milagre vivido por um garoto guatemalteco adotado por uma família americana, que passou alguns minutos inconsciente e algumas horas em coma.

05. Vingadores Ultimato
Emocionante fechamento de ciclo dos heróis no cinema, é digno de aplausos tanto pelo entretenimento, como por mostrar que somente com o apoio da família, podemos enfrentar os obstáculos que surgem em nossa existência. Não bastasse isso, o filme dialoga com nosso eu no presente, no passado (especialmente para quem viu todos os filmes da Marvel em sua época de lançamento) e com seu eu no futuro (aquilo que seremos!).

06. Filhas do Sol
Um belíssimo manifesto feminista, de uma jornalista que acompanhou durante três dias, um grupo de guerreiras do Curdistão, que pegaram em armas contra os grupos que sequestraram, estupraram e venderam mais de sete mil mulheres na região de guerra, em países como Turquia, Irã, Síria e Iraque

07. Toy Story 4
Animação dá continuidade nas aventuras de Woody, Buzz Lightyear e o resto da turma embarcam em uma viagem com Bonnie e um novo brinquedo chamado Garfinho. Não bastasse a nostalgia, o filme consegue emocionar novamente, nos incentivando a ouvirmos nossa voz interior e a descobrirmos novos propósitos para nossa existência.

08. Meu Amigo Enzo
Uma história emocionante narrada por um cão espirituoso e filosófico chamado Enzo, que é fã de corridas de Fórmula 1, especialmente de Ayrton Senna, o maior piloto que já existiu. 

09. Zumbilândia: Atire Duas Vezes
Diverte de forma despretensiosa, ao dar continuidade a divertida trama iniciada em 2009, com os personagens 10 anos depois. Uma ideia genial, repleta de humor negro, narrando as aventuras de quatro sobreviventes de um apocalipse zumbi, que funcionou perfeitamente na telona.

10. Mais Que Vencedores
Emociona com uma fabulosa e envolvente história de conversão de uma menina negra, criada pela avó e os novos rumos que a vida lhe ofereceu através do esporte. O filme remete as outras excelentes obras dos irmãos Kendrick, tem o lado esportivo abordado em Desafiando Gigantes (Facing the Giants, 2006), o lado conjugal já visto em Prova de Fogo (Fireproof, 2008), a questão pai e filha tratada em Corajosos (Courageous, 2011) e o poder da oração mostrado em Quarto de Guerra (War Room, 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar