Na manhã deste sábado, 10 de maio de 2014, fui pegar meu kit de corrida Night Run na Centauro do Shopping Iguatemi e aproveitei para ver o filme em cartaz no Cinema de Arte "Até o Fim" com o amigo Marcos Barbosa.
Um navegador experiente (Robert Redford) está viajando pelo Oceano
Pacífico, quando uma colisão com um contâiner leva à destruição parcial
do veleiro. Ele consegue remendar o casco, mas terá a difícil tarefa de
resistir às tormentas e aos tubarões para sobreviver, além de contar
apenas com mapas e com as correntes marítimas para chegar ao seu
destino.
Durante todo o filme, o único ator em cena é Robert Redford. Não há diálogos, e ele pronuncia poucas palavras apenas pedindo socorro no rádio, ou gritando por socorro quando cruza com um navio. Redford então tem o filme todo para si, o que justificaria sua indicação a categoria de melhor ator na última edição do oscar, o que infelizmente não aconteceu.
A parte técnica do longa é um show à parte, especialmente a edição e mixagem de som. Seria um filme difícil de prender a atenção e muito fácil de se tornar cansativo, uma vez que a história é apenas mostrada em tela, com poucas informações sendo passadas gratuitamente ao espectador.
Vemos várias cenas marcantes, especialmente quando ele vê o veleiro
naufragando, é bastante intimista e mostra o quanto o velejador amava
aquela embarcação. Os 3 atos do filme estão bem delineados. Vemos claramente a apresentação do personagem, o seu dilema e a resolução.
A perseverança do personagem de Redford fala mais do que milhares de palavras de um roteiro sentimentalista, sendo capaz inclusive de emocionar a platéia. Somos seres finitos, mas enquanto houver vida, há esperança.
O diretor J.C. Chandor entrega um excelente trabalho, que mistura reflexão e o instinto de sobrevivência, frente a esperança diante de uma fatalidade. Assim, o filme parece tão real, que ficamos a imaginar quem Redford está interpretando. Recomendo. Nota: 8,0/10,0.
Segue trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!