segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Grease - Nos Tempos da Brilhantina




Comédia musical Grease - Nos Tempos da Brilhantina (Grease, Estados Unidos, 1978) de Randal Kleiser, precursor do estilo de filmes High School Music, popularizado nos anos 2000, mostra uma história de amor, com canções marcantes que eternizaram John Travolta como galã e com um pequeno orçamento de US$ 6 milhões, conseguiu arrecadar mais de US$ 360 milhões nas bilheterias mundiais. Foi exibido nos cinemas em comemoração ao seu 40º aniversário.


Na Califórnia de 1959, a boa moça Sandy (Olivia Newton-John) e o metido Danny (John Travolta) se apaixonam e aproveitam um verão inesquecível na praia, quando trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Na volta às aulas, eles descobrem que irão frequentar a mesma escola, pois Sandy por acaso se matricula na escola de Danny.

Danny lidera a gangue dos T-Birds, um grupo que gosta de jaquetas de couro e muito gel no cabelo, e Sandy passa tempo com as Pink Ladies, lideradas pela firme e sarcástica Rizzo (Stockard Channing). Quando os dois se reúnem, Sandy percebe que Danny não é o mesmo por quem se apaixonou, e ambos precisam mudar caso queiram ficar juntos, pois para fazer gênero ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento doo-wop dos jovens da época.

No início do novo ano escolar na Rydell High School, Danny se reúne com seus colegas de gangue, os T-Birds, dos quais seu melhor amigo Kenickie (Jeff Conaway), juntamente com Doody (Barry Pearl), Sonny (Michael Tucci) e Putzie (Kelly Ward). Enquanto isso, sem o conhecimento de Danny, Sandy chega na escola, com os planos de sua família mudando, com sua nova amiga Frenchy (Didi Conn), um membro das Pink Ladies. Outras Pink são Rizzo, Marty (Dinah Manoff) e Jan (Jamie Donnelly) que chegam animadas na escola por serem veteranas.

No almoço, Frenchy apresenta Sandy às outras Pink Ladies, enquanto Danny e os T-Birds tiram sarro de jogadores de futebol, incluindo o belo Tom Chisum. Cada grupo pergunta a Danny e Sandy, respectivamente, sobre seus verões e cada um descreve independentemente seu romance sem usar o nome do outro. A versão de Sandy enfatiza o romance, verdade e pureza, enquanto a versão de Danny é mais sexual, no melhor estilo Summer Nights. Voltando para a aula, Sandy revela que foi Danny Zuko que ela conheceu, e Rizzo provoca que talvez ela se encontre com ele novamente.
É interessante por mostrar um estilo de uma época, onde os adolescentes de preocupavam excessivamente com a aparência e com o estilo capitalista americano.

Os números musicais estão bem encaixados na trama. O longa teve uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original por "Hopelessly Devoted to You". O redator publicitário Jim Jacobs e o professor de artes Warren Casey escreveram o roteiro, as letras das canções. Em 1972, Grease ganhou os palcos off-Broadway, em Nova York, e foi vista pelo produtor Allan Carr, que pegou os direitos do filme e levou para a Paramount.

Veja o trailer de Grease - Nos Tempos da Brilhantina:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar