quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O Doutrinador


Ação nacional O Doutrinador (Brasil, 2018) de Gustavo Bonafé é uma adaptação da obra homônima de Luciano Cunha, que alcançou grande sucesso em 2013 diante das manifestação populares ocorridas no Brasil. Mostra um anti-herói, fruto da corrupção que assola nosso país, que após perder uma filha vítima de bala perdida, acaba querendo fazer justiça com as próprias mãos matando todos os corruptos. Onde a impunidade é a lei e a corrupção é a ordem, nasce um justiceiro (ficção) ou um presidente que prega violência, adora torturador, se elege com apoio dos cristãos e certamente irá acabar com direitos trabalhistas (realidade). Tem seus bons momentos, uma trilha com excelentes riffs de guitarra e saímos do cinema com uma baita vontade de explodir o congresso nacional.

Um vigilante mascarado surge para atacar a impunidade que permite que políticos e donos de empreiteiras enriqueçam às custas da miséria e do trabalho da população brasileira. A história do homem por trás do disfarce de Doutrinador envolve uma jornada pessoal de vingança na qual um agente traumatizado decide fazer justiça com as próprias mãos.

Não há como negar que o filme seja uma crítica social e política, que evidencia o sistema corrupto brasileiro, que age em meio a subornos, acordos e desvio de verbas. O problema é que a suposta solução que essa revolta social de paneleiros travestidos com a camisa da seleção criou, é mais um que fará a engrenagem no sistema continuar rodando, só que desta vez privilegiando a elite social e não os trabalhadores. Ainda bem que o foco do filme está na ação, evitando tomar posição política, inclusive com partidos fictícios que foram criados.

Gustavo Bonafé dirigiu com Johnny Araújo o nostálgico Chocante (2016) que faz sátira com as boys bands brasileiras da década de 90 e surgimento do Planet Hemp no sensacional Legalize Já - Amizade Nunca Morre (2017). Aqui é seu primeiro filme sozinho na direção. Trata-se da primeira adaptação de grande porte de HQs nacionais para as telonas. Ao que parece haverá uma série de TV com o personagem. Deve ter boa aceitação em meio aos eleitores do Coiso que acham que a solução para todos os problemas é se armar e partir para a guerra contra o sistema, sem se importar com os pequenos atos de corrupção que cometem no dia-a-dia.

Veja trailer de O Doutrinador:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar