quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Chacrinha - O Velho Guerreiro


Biografia dramática nacional Chacrinha - O Velho Guerreiro (Brasil, 2018) de Andrucha Waddington narra a trajetória de José Abelardo Barbosa, o Chacrinha, desde o momento em que larga a faculdade de medicina para se aventurar em seu primeiro "bico" como baterista de um navio cruzeiro, passando a sua estadia no Rio de Janeiro onde se tornou locutor de rádio até se transformar no alter ego mais conhecido do Brasil.


Após começar a fazer barulho no rádio, Abelardo Barbosa (Eduardo Sterblitch) é convidado a se aventurar na televisão já como Chacrinha (Stepan Nercessian, que já havia dado vida à Chacrinha de 2014 a 2017, em um musical no teatro) e revoluciona os programas de auditório, apresentando vários nomes importantes da música brasileira.

As atuações parecem mais com imitações, sendo um tanto quanto forçadas. O filme tenta abranger boa parte da vida do artista e acaba tendo uma montagem célere, com passagens de tempo imperceptíveis. O roteiro de Cláudio Paiva é muito superficial e didático, fazendo com que o filme pareça seguir um set list de episódios da vida de Chacrinha. Por mais que o figurino e o design de produção estejam caprichados, o que se destaca mesmo são vasto leque musical, retratando inúmeras canções, artistas e bandas que participaram do programa de Chacrinha, sendo divertido acompanhar os cosplays de ícones da música como Roberto Carlos, Clara Nunes, Raul Seixas, Rita Cadilac, Elke Maravilha.

O formato picotado ficará perfeito em formato de minissérie, que será exibido na Rede Globo em janeiro de 2019. Poderia ter aprendido com o excelente Bingo - O Rei das Manhãs (Brasil, 2016) de Daniel Rezende, que também narra bastidores da TV, mas é um baita filme.
Segue trailer de Chacrinha - O Velho Guerreiro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar