Ballet Bolshoi La Sylphide (2018) de Johan Kobborg gravado em Moscou e exibido nos cinemas, mostra o clássico apresentado em 1832 na Ópera Nacional de Paris, sendo um balé de dois atos com coreografia de Fillipo Taglion, que foi revolucionário e determinante para o desenvolvimento posterior da arte do ballet em sua forma de espetáculo.
No dia de seu casamento, o jovem Scotsman James é acordado com um beijo de uma criatura
alada etérea, uma Sílfide. Fascinado com sua beleza, James arrisca tudo em busca de um amor
inalcançável. La Sylphide é um dos mais antigos balés do mundo, um tesouro no estilo
Bournonville dinamarquês. Remontado para o Bolshoi por Johan Kobborg, essa produção é a
irrevogável obra-prima romântica.
La Sylphide foi o primeiro ballet a expressar completamente a filosofia Romântica, onde o herói está prestes a sucumbir dentro do “status quo”, mas desiste de tudo para buscar a verdadeira felicidade. Ele introduz uma visão lírica de um mundo sobrenatural, paralelo à realidade, povoado por seres tão impalpáveis quanto os sonhos. Ao perder o sonho, o herói também perde a sua vida.
O primeiro ato retrata a vida mundana em algum lugar da Escócia, enquanto o segundo ato acontece em uma floresta e apresenta seres sobrenaturais. A dança tem mais espaço que a pantomima e os movimentos são pensados e compostos como forma de transmitir o enredo da história. Também, pela primeira vez, a sapatilha de ponta foi utilizada como forma de transmissão das ideias, parte da composição do personagem. A Sílfide — Taglioni — se apresentou fazendo uso desta técnica do início ao fim do ballet, técnica que mais tarde foi chamada de “dança clássica”.
Para o Segundo Ato, foi desenhado um vestido que descia um pouco mais baixo do joelho, feito de material transparente e de cor branca. Esse figurino, assinado por Eugène Lami, tornou-se o primeiro tutu de ballet, e o ato em si, associado ao tutu, deu origem a uma das marcas do ballet romântico: “les ballets blancs” – ou balés brancos, onde pelo menos um dos atos da obra, ou toda ela, se passa em um mundo inexistente ou ambiente neutro, com os seus personagens vestindo basicamente branco. Em geral, é dançado pelo corps de ballet feminino.
Personagens:
James Ruben: um fazendeiro escocês.
A Sílfide: uma fada, um espírito das florestas nórdicas.
Gurn: amigo de James.
Effie: A noiva de James.
Madge: a feiticeira.
A mãe de Effie.
Enredo:
Ato I – Uma casa de fazenda escocesa.
James, um fazendeiro escocês, irá se casar com uma moça chamada Effie. Na noite de véspera do casamento, James dorme em uma cadeira perto da lareira. Uma Sílfide aparece e dança o seu amor por ele, depois lhe dá um beijo. James acorda e fica encantado pela visão. Ele tenta segurá-la, mas ela voa pela chaminé. Ele acorda o seu amigo Gurn, que diz não ter visto nada, e lembra James que hoje é o dia do seu casamento.
Effie chega com a sua mãe e madrinhas. A bruxa Madge aparece no lugar onde a Sílfide foi vista por último — perto da chaminé. James vai até lá e fica desapontado por não ser a Sílfide. Ele tenta expulsar a bruxa, mas é contido pelos convidados que querem que ela leia a sorte deles. Dentre as previsões, Madge diz a Effie que ela se casará com Gurn, e diz que James ama outra pessoa. O noivo, furioso, expulsa a bruxa de casa.
Enquanto todos se arrumam para o casamento, James fica a sós na sala, quando Sílfide reaparece. Ela confessa o seu amor por ele, que acaba não resistindo, e a beija. Observando escondido à cena, está Gurn, que secretamente ama Effie. Gurn vai atrás de Effie para contar o que ele tinha visto, mas ao retornarem, a Sílfide já tinha desaparecido.
Começa o casamento, Sílfide reaparece, pega a aliança de James e foge para a floresta. James, apaixonado, larga tudo pra trás e corre atrás dela. Effie fica desolada em lágrimas.
Ato II – A floresta encantada.
O Segundo Ato começa com Madge e outras bruxas dançando em volta de um caldeirão onde ingredientes estão sendo jogados. De dentro do caldeirão, Madge tira uma echarpe. James e a Sílfide entram, ela mostra a ele o seu mundo, convidando as outras Sílfides a entreterem James dançando. Todos eles dançam, mas a Sílfide sempre evita as aproximações e os abraços de James. Todas voam para outra parte da floresta.
No mesmo momento, os convidados do casamento de James com Effie procuram por ele na floresta. Gurn acha o chapéu de James, mas Madge diz para ele não contar nada a Effie, e o sugere pedir Effie em casamento. Ele assim o faz e ela aceita.
James encontra Madge, que lhe dá a echarpe dizendo que se ele colocá-la ao redor da Sílfide, as suas asas cairão, fazendo com que ela não possa mais voar. Sílfide entra e permite que James lhe coloque o presente, mas quando isso acontece, as suas asas caem e ela morre nos braços dele. As outras Sílfides levam o seu corpo sem vida embora.
Madge entra e mostra a James o que ele perdeu: ao fundo, pode-se ver as festividades do casamento de Effie e Gurn. Ele sucumbe, caindo no chão. O ballet termina com a Bruxa triunfando sobre o corpo de James. O mal vence.
Veja trailer de La Sylphide:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!