segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

O Melhor do Cinema em 2018


Neste 2018, vi 148 sessões de cinema, bem menos que as 206 sessões de 2017. Muitos filmes vi mais de uma vez. Em média vi 13 filmes por mês. Em Novembro e dezembro elevei a média vendo respectivamente 16 e 18 sessões. Abril foi o mês menos cinematográfico, com apenas 4 idas à sala escura. Gastei R$ 264,00 ao longo do ano. um detalhe que chamou a atenção em meus controles, é que meu filho Pedro Sahel foi quem mais me fez companhia na sala de cinema esse ano. Dentre as sessões destaco os seguintes filmes, na sequência que vi na sala escura.

01. Lady Bird - A Hora de Voar
A história dessa adolescente, escrita e dirigida pela talentosíssima Greta Garwin, me emocionou demais, especialmente na cena final da igreja. Belo filme sobre amadurecimento. Não deixe de ver.

02. Jogador Nº 1
Spielberg retomando as origens num clássico moderno sobre o mundo dos games. Fantástico pela empolgação que causou em mim. Muito bom poder vê-lo ao lado do meu filho. A aventura de ficção científica baseada no livro homônimo de Ernest Cline, é uma verdadeira obra prima da cultura pop, tendo a aura dos filmes da trilogia De Volta Para o Futuro.

03. Eu Só Posso Imaginar
O melhor filme dessa lista seleta. A história da canção de maior sucesso do MercyMe, me fez relembrar minha infância sem a figura paterna e adolescência onde ia para acampamentos cristãos e shows de rock, além de me permitir adorar a Deus na sala escura. Um filme cristão que não busca conversão de forma forçada, mas que apresenta a história de um homem comum, que compôs algo extraordinário.

04. O Processo
Documentário histórico sobre o golpe parlamentar de 2016, que destituiu uma presidente honesta, num impeachment sem crime de responsabilidade, revela muito do que há de podre em nossa política, como o cinismo de Janaína Paschoal, e evoca a obra de Franz Kafka, no qual o personagem principal também é condenado sem crimes, num julgamento orquestrado e sem possibilidade de defesa justa.

05. Vidas à Deriva

Romance trágico previsível, baseado em fatos reais, talvez o filme mais simples dessa lista, mas que ainda assim emociona. Me lembrou dos bons livros de Nicholas Sparks que lia quando me sobrava tempo... Gostei da montagem do filme que alterna momentos distintos do relacionamento do casal principal.

06. O Que De Verdade Importa

Filme solidário ao combate ao câncer infantil, emociona ao encher o espectador de esperança, numa história fantástica de fé. Não bastasse a boa intenção do longa, a história é envolvente e divertida, sendo capaz de emocionar ao apresentar milagres que ocorrem diariamente, quando nos relacionamos com #PessoasQueCuram.

07. Buscando...

A maior surpresa do ano foi esse suspense de tirar o fôlego, criativo ao ser contado todo em frente à tela de um computador. Mostra claramente como os pais precisam conhecer seus filhos, e não apenas expô-los ou protegê-los na rede mundial de computadores. O início relembra o começo de Up - Altas Aventuras, por emocionar de forma simples, e consegue manter a atenção e prender nosso fôlego até o final. Imperdível.

08. Nasce Uma Estrela

Melhor diretor do ano foi Bradley Cooper nessa refilmagem que elevou o talento e o prestígio de Lady Gaga. Com uma trilha sonora arrebatadora esse filme cativa sem fazer esforço. O filme toca na questão da dependência química que acomete muitos astros, sendo bem verdadeiro nesse sentido.

09. Operação Overlord

Uma mistura sensacional de filme de guerra, drama, suspense e terror. Com boa dose de aventura e comédia. J. J. Abrams sempre acerta. Aqui ele produz, mas sua influência é palpável aos olhos.

10. De Repente Uma Família
Drama sobre adoção de filhos diverte e emociona. Baseado na história de vida do diretor e roteirista Sean Andrew, sentimos muita verdade na história que está sendo contada.

Me chamou a atenção a ausência de filmes nacionais nesta lista, logo eu, que tanto aprecio o bom cinema nacional. Preciso fazer referência então aos melhores filmes brasileiros visto no cinema:

Canastra Suja, aborda temas relevantes como alcoolismo, traição, uso de anabolizantes, violência familiar, abuso de incapaz, virgindade, prostituição em um roteiro primoroso.

O Nome da Morte, apresenta um matador de aluguel que fez carreira num país onde reina a impunidade, adaptação do Best-seller de Klester Cavalcanti, vencedor do Prêmio Jabuti 2006. Mostra que a corrupção policial que é tão grande quanto a política.

10 Segundos Para Vencer, biografia de Eder Jofre, que tem boas atuações e mostra a tensa relação entre pai (treinador) e filho (atleta).

Legalize Já - Amizade Nunca Morre, apresenta a fundação da banda Planet Hemp, um dos maiores expoentes do rap, rock 'n roll, psicodelia, hardcore e raggae nacional, focando na amizade entre Skank e Marcelo D2.

Todas As Canções de Amor, através de músicas conta a história de dois casais que apesar de viverem em épocas distintas no mesmo apartamento, viveram situações opostas a nível conjugal, separação e início de relacionamento, e ainda assim mostram muitas semelhanças.

Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano, divertida aventura infanto juvenil, com muito mistério e magia numa trama simples, mas envolvente com os personagens da série do Gloob.

Também estranhei a ausência de animações e filmes infantis em minha lista. Com Rei Leão e Toy Story 4 estreando em 2019, certamente eles estarão em minha próxima lista. Então segue meus preferidas em 2018:

Pedro Coelho, adaptação do clássico conto de Beatrix Potter, sobre as desventuras de um coelho. Possui preciosos ensinamentos sobre amor, perdão e respeito as diferenças, com amadurecimento do simpático, embora egocêntrico e rebelde coelho.

A Abelhinha Maya: O Filme, diverte a criançada com lições preciosas de trabalho em equipe, honestidade e valorização da amizade.

Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível, impossível não se emocionar com os clássicos Tigrão e Pooh em live action. Além disso temos preciosos ensinamentos sobre o que realmente vale à pena nesta vida.

PéPequeno, baseada no livro Yeti Tracks de Sergio Pablos, apresenta uma fábula que inverte o mito do abominável homens das neves, sendo uma aventura para todas as idades, com músicas originais e lições preciosas sobre lutar por aquilo que você acredita.

O Grinch,  baseado no clássico de Natal de Dr. Seuss, conta a história de um reclamão cínico e rabugento, que sai em uma missão de roubar o Natal até que uma garota generosa influencia seu coração com o espírito de Natal. Engraçado, comovente e visualmente deslumbrante, é uma história universal sobre o espírito do Natal e do poder indomável do otimismo, mesmo em tempo sombrios.

Gosto também de ver shows, espetáculos teatrais, ballet, futebol e sessões especiais no cinema. Duas menções honrosas a sessões especiais que tive na sala escura:

Ayrton Senna  - O Musical, a história do maior piloto de Fórmula 1 que este país já teve, de forma leve e tocante.

Final da Copa do Mundo Rússia 2018, que vi no Cinema com a família. O placar: França 4 x 2 Croácia, refletiu o excelente jogo de futebol que foi a partida.

Muse Drones World Tour, apresentação da renomada e premiada banda britânica Muse, que é conhecida por testar os limites em termos de produção, e que cumprem a promessa de proporcionar uma experiência inesquecível.

Amore - My Tribute to Love, O espetáculo de Andre Rieu traz canções do álbum ”Amore”, no qual André Rieu apresenta suas próprias versões de conhecidas canções de amor, aliando o universo pop ao repertório da música clássica.

Bohemian Rhapsody, apesar de ser um filme, ele se torna fantástico quando nos sentimos literalmente no Live Aid vendo a apresentação do Queen. Um espetáculo de bom rock'n roll na tela grande.

Espetáculo teatral Romeu + Julieta - Ao Som de Marisa Monte, que mostra uma versão fantástica do clássico de Shakespeare com repertório musical da Marisa Monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar