quarta-feira, 7 de julho de 2021

Passeando no Zoológico de São Paulo

 

Neste 7 de julho de 2021, fomos para o Parque Zoológico de São Paulo, localizado na Zona Sul da cidade, é o maior jardim zoológico do Brasil. Abriga as nascentes do histórico riacho do Ipiranga, ao sul da cidade de São Paulo, localizado em uma área de 824 529 metros quadrados de Mata Atlântica original, com quatro quilômetros de alamedas.


Já havia ido ao Zoo de SP, quando o Sahel tinha 2 aninhos. Desta feita, adquirimos inclusive um binóculo para o Luca ver de pertinho cada bicho.


Em uma área de 824 mil m² , o Parque Zoológico de São Paulo é considerado um dos dez melhores do mundo, especialmente pela diversidade de animais que abriga. É um dos poucos do mundo a ter uma coleção completa de felinos e símios. É muito legal ficar observando os animais.


Possui raridades e animais em extinção, como o mico leão dourado e o tamanduá bandeira. O Parque Zoológico ainda tem biblioteca, lojas, lanchonetes, restaurantes, creche e estacionamento. Desde sua abertura, em 1958, o Zoológico de São Paulo já recebeu mais de 85 milhões de visitantes.


Conectar pessoas com a natureza, despertando a consciência ambiental nos visitantes, além de desenvolver ações e pesquisas em prol da conservação da fauna, compõem os pilares atuais do Zoológico de São Paulo: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade.


O Zoológico de São Paulo tem sido um grande aliado da biodiversidade, na medida em que exerce um relevante papel nos esforços de conservação ambiental. Por meio dele, as pessoas podem contemplar e refletir sobre a diversidade de espécies e conscientizar-se sobre a importância de contribuir para a sua proteção.


Poucas experiências são tão significativas para adultos e crianças quanto uma visita ao Zoológico. Apreciar a diversidade da fauna cria um vínculo poderoso e universal com a natureza. Aproximadamente 10% da população do mundo visita um zoológico ou aquário a cada ano.


Por meio da exibição de mais de 2.000 animais representados por espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados, o Zoológico de São Paulo promove a conscientização do público sobre as diversas formas de vida sobre a Terra.


Segue mais fotos do passeio:







Uma das atrações mais legais do Zoo de São Paulo, é o Mundo dos Dinossauros, que nos remete ao Jurassic Park. Inaugurado em 2014, não havia quando de minha visita anterior.



Tiranossauro Rex, Pterodátilos, Mamenquissauro e outros a uma distância assustadoramente próxima, capaz de se fazer ouvir as respirações e grunhidos dos gigantes e vivenciar, por alguns momentos, a rotina desses animais pré-históricos que despertam até hoje tanta curiosidade.


Tal experiência, antes difícil de ser vivida fora das telas de cinema, já é possível no Zoológico de São Paulo. Localizada na Alameda Lobo, próximo à Arena Cultural e ao Espaço Abaré, está montada a exposição “O Mundo dos Dinossauros”, a mais incrível e tecnológica já disponível no Brasil.


São mais de 20 dinossauros robotizados, em tamanho real, em uma área com mais de 3 mil metros quadrados em meio à natureza, como a que eles viviam há 65 milhões de anos, quando foram extintos. As peças estão posicionadas em meio à Mata Atlântica do Zoológico, no mesmo local onde, por conta da preservação ambiental, habitam diversas espécies de animais de vida livre, como tucanos, pica-paus, sabiás, tatus, macacos bugios, bichos-preguiça e lagartos teiús. 


As réplicas de dinossauros parecem reais, se movimentam e até respiram. Há animais de oito metros de altura e de até 25 metros de comprimento entre os expostos. Há ainda réplicas de fósseis. A sensação é incrível.


Pesquisas revelam que os dinossauros habitaram a Terra há 220 milhões de anos. No Brasil, há vestígios deles no Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará, Paraíba, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, mas a partir de agora eles estarão na capital paulista, em uma experiência totalmente real e interativa, inédita no país, usando parte de uma floresta natural, não mais representada.

A exposição, que será apresentada ao público ao ar livre, é considerada uma aventura que rompe conceitos, transformando meros visitantes em verdadeiros exploradores da Era Mesozoica. Crianças, jovens, adultos ou idosos se encantarão com a experiência mágica de tocar, ouvir, ver e sentir os monstros da pré-história.


A visita começa dentro do zoológico, em uma área isolada dos outros animais, dando a quem optar por fazer o passeio pré-histórico uma sensação ainda mais próxima da atmosfera jurássica. Há ainda cinema em quatro dimensões para os visitantes. Depois continuamos nosso passeio pelo Zoo, vendo mais animais lindíssimos.















Vejam Pedro Sahel e Luca no Mundo dos Dinossauros:

Veja mais alguns vídeos desse inesquecível passeio:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar