domingo, 4 de julho de 2021

Domingo no Parque Ibirapuera

Neste 4 de julho, fomos passar o domingo no Parque Ibirapuera. parque urbano localizado na cidade de São Paulo, Brasil. Em 2017, foi o parque mais visitado da América Latina, com aproximadamente 14 milhões de visitas, além de ser um dos locais mais fotografados do mundo. Reencontramos os amigos Vasti e Gilberto e conhecemos o pequeno Théo.

A Vasti tirou umas fotos sensacionais de nossa família:




Veja mais fotos desse dia inesquecível:





O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera ou Obelisco de São Paulo, é um monumento funerário brasileiro que fica no Parque Ibirapuera. Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o obelisco é o maior monumento da cidade e tem 72 metros de altura. A construção do monumento foi iniciada em 1947, inaugurado em 9 de julho de 1955, um ano após a inauguração do Parque do Ibirapuera, mas concluída em 1970. Projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili e execução foi confiada ao engenheiro alemão radicado no Brasil, Ulrich Edler. Tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação de patrimônio histórico, o mausoléu do Obelisco guarda os corpos dos estudantes mortos durante a Revolução de 1932 e 713 ex-combatentes.





O edifício da Oca é um espaço expositivo com mais de 10mil m2 dentro do Parque Ibirapuera. No passado chegou a abrigar o Museu da Aeronáutica de São Paulo e o Museu do Folclore. Desde junho de 2010 é administrado pelo Museu da Cidade, junto a Secretária Municipal da Cultura e abriga grandes exposições.


O Jardim das esculturas é um jardim ao ar livre entre o MAM, Bienal e Oca. Nele há uma exposição permanente de esculturas e paisagismo de Burle Marx em uma área de 6 mil metros quadrados. Criado em em 1993, o Jardim é formado por trinta obras que pertencem à coleção do MAM, com exceção da escultura A Caçadora, de Lélio Coluccini, pertencente à Prefeitura de São Paulo.



A Praça do Porquinho é um espaço próximo ao portão 6 entre as vias do Parque Ibirapuera que funciona para prática de esportes e encontros. A escultura dos porquinhos, feita por Ricardo Cipicchia é do início da década de 50 e representa duas crianças tentando apanhar um porco untado de sebo, brincadeira muito comum em certas cidades do interior, fazendo parte do nosso folclore.



Não há transporte mais saudável para médias distancias do que a bicicleta. Se você está entre 5 a 15km do parque, vir até o Ibirapuera de bicicleta é uma excelente escolha. Veja no mapa acima onde você pode usar. Lembre que é que proibido andar fora da ciclovia, em qualquer área verde ou de terra. A ciclofaixa do parque foi idealizada para uma tráfego bem menor do que temos hoje, especialmente nos finais de semana. Logo, se quiser passear pelo parque de bicicleta, prefira vir nos dias de semana. Nos finais de semana o parque fica cheio, logo sugerimos estacionar a bicicleta e caminhar. Ou, aproveitar a interligação de parques com ciclofaixas nos domingos para ir de um parque ao outro. Se seu filho está iniciando sobre as rodinhas, o Parque das Bicicletas pertinho da Ibirapuera é uma excelente escolha.


O espaço da antiga serraria, junto à Praça Burle Marx, é um projeto de 1993 que visou integrar o Viveiro Manequinho Lopes ao Parque Ibirapuera e valorizar suas edificações e árvores notáveis. Hoje é muito usado para prática de yoga e atividades voltada a saúde.

No Bosque das Araucárias, espaço entre os prédios do Museu de Arte Moderna (MAM) e a Bienal, atrás dos banheiros (vide construção azul na foto) e bem próximo a uma obra do artista plástico espanhol Jaime Prade (vide abaixo), temos a famosa Ladeira do Bosque das Araucárias construída para a prática do skate longboard. O projeto/concepção da ladeira foi feito a quatro mãos com a associação de skatistas.

O Planetário Aristóteles Orsini foi o primeiro planetário do Brasil, inaugurado em janeiro de 1957 é administrado pela Prefeitura de São Paulo através da Universidade Aberta do Meio Ambiente. O prédio é importante patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). No planetário funciona um projetor ultrapassado do século passado da alemã Carl Zeiss recém arrumado. Quando colocarem um projetor digital, os frequentadores poderão viajar pelo espaço. Vide vídeo no final da página. Aguardamos por este momento e nós amigos do PIC estamos ansiosos por poder ajudar a fazer acontecer.







A Praça da Paz é uma espaço aberto no meio do parque, batizado como uma homenagem ou mesmo celebração da paz mundial na década de 60. Para representar a integração das sociedades e povos do planeta, a prefeitura plantou espécies de árvores dos cinco continentes.


O Auditório Ibirapuera foi concebido nos anos 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, mas só foi construído em 2005. A capacidade interna é de 800 pessoas, porém, quando aberta uma porta de 20 metros no fundo do palco, a capacidade chega a quase 15 mil pessoas na área externa. Atualmente é utilizado para atividades culturais, notadamente espetáculos musicais. O Auditório Ibirapuera abriga ainda em seu subsolo a Escola do Auditório com o objetivo de revelar e apoiar novos talento. 

O Museu Afro Brasil (MAB) aborda a cultura e influência africana na sociedade brasileira e funciona desde 2004 no Pavilhão Manoel da Nóbrega, edifício projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em dezembro de 1953. Em seus 11 mil m2, o MAB tem uma acervo de mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.




O Lago Ibirapuera é alma do parque e divide a área cultural da área de contemplação. As pistas de caminhada também passam pelo lago e sua existência melhora o conforto térmico nos dias de verão.












O Monumento às Bandeiras representa os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país. Além de portugueses (barbados), vemos na obra negros, mamelucos e índios (com cruzes no pescoço), puxando uma canoa de monções, utilizadas nas expedições fluviais.

A obra foi executada por Victor Brecheret na praça Armando Salles de Oliveira, em frente ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembléia Legislativa e ao Parque do Ibirapuera. A escultura foi encomendada pelo governo de São Paulo em 1921 e tem 240 blocos de granito, cada um pesando 50 toneladas, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura, foi inaugurada em 1954, juntamente com o Parque do Ibirapuera para as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo.


O monumento também é conhecido pela população como Empurra-empurra ou Deixa-Que-Eu-Empurro, que segundo a divisão de preservação da prefeitura, refere-se ao fato da embarcação nunca sair do lugar, a despeito do contingente que supostamente a puxa. A “resposta” estaria no fato de que as figuras à frente da comitiva não estariam, realmente, tentando mover a canoa, pois as correias estão visivelmente frouxas. A única figura que realmente estaria esforçando-se é a última, a empurrar o barco.



A Volta do Lago é o caminho mais utilizado no parque. Toda sua extensão é de asfalto e praticamente todo plano. Este percurso tem aproximadamente 3 quilômetros. Permite a realização de qualquer tipo de treino e para todos os níveis de praticantes. Fica bem congestionado durante os horários “nobres” pela manhã (entre 7h00 e 8h00) e à noite, principalmente em dias com clima mais quente. Nos finais de semana o percurso costuma ficar bem “congestionado”.



O monumento foi projetado pelo arquiteto Agostinho Vidal da Rocha, tendo em seu corpo uma escultura em bronze em homenagem a Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil. A escultura é do artista Luiz Morrone. A inauguração do monumento aconteceu no dia 10 de junho de 1988 e representou o início das comemorações no Brasil dos “500 anos do Descobrimento”.

Segue alguns registros em vídeo desse dia espetaculosíssimo:










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar