terça-feira, 6 de julho de 2021

Passeando pela Av. Paulista

 

Na tarde desse 6 de julho de 2021, passeamos pela Av. Paulista, centro econômico da capital paulistana, visitando equipamentos culturais, shoppings e batendo perna. Viemos do Museu do Futebol, passamos no La Guapa e iniciamos nosso passeio pelo Shopping Center 3.

Depois, fomos ao Instituto Moreira Sales, ver algumas exposições de arte. Este centro cultural inaugurado em 20 de setembro de 2017, abriga toda a programação organizada pelo instituto na cidade, substituindo o IMS Higienópolis (1996-2016). Em 2017, o projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos conquistou o prêmio de melhor obra de arquitetura em São Paulo, concedido pela APCA na categoria Arquitetura e Urbanismo. 

São nove andares, todos com pé-direito duplo, em um prédio realizado a partir de conceitos sustentáveis. Para o arquiteto Marcelo Henneberg Morettin, um dos maiores desafios foi resolver um museu vertical. Uma das soluções encontradas foi transpor para o quinto pavimento o ambiente de entrada e convívio, a Praça IMS, acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes. Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma Biblioteca de Fotografia, salas de aula, a loja-livraria IMS por Travessa e o café-restaurante Balaio.


Uma das exposições que visitamos, foi a PALAVRAS CRUZADAS, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas de Miguel Rio Branco (1946) que é um dos nomes mais respeitados da fotografia brasileira contemporânea. A exposição revê sua contribuição original ao usar a fotografia como elemento básico de uma escrita visual, capaz de dar novos sentidos às imagens. Para isso o artista revê seu arquivo de vida inteira, das raras imagens em preto em branco, capturadas na Nova York dos anos 1970, quando iniciava suas experimentações artísticas, até trabalhos recentes. São mais de 200 obras, que investigam temas como a sexualidade, a violência, a dor e a solidão.


Vimos também a exposição Mario Cravo Neto: espíritos sem nome A exposição reúne um vasto material do fotógrafo baiano, dos retratos em preto e branco em fundo infinito ao corpo a corpo com a cultura popular e a religiosidade afro-brasileira. Além das fotografias, são mostrados vídeos, desenhos, livros fotográficos, diário e cartas do artista. Grátis, com agendamento prévio.


Ao sair do IMS, tivemos um dos momentos mais marcantes de nossa viagem, numa banca de revista, onde fomos muito bem atendidos por um cearense de Maraguape. Lá comprmaos o album de figurinhas do filme Luca.

Não fomos ao Parque Trianon, pois achamos inseguro devido a enorme quantidade de moradores de rua. Em compensação passamos pela fantástica loja do Mc Donalds  a #Mequi1000. Não entramos, pois havia fila!


Tentamos ir no Masp, mas os ingressos já haviam encerrado. Então continuamos caminhando pela avenida, até chegamos ao Shopping Cidade de São Paulo.

Terminamos o passeio no Shopping Cidade São Paulo, que é bem estiloso com boutiques de marcas de luxo, além de cinema, praça de alimentação, cafés e restaurantes. Lanchamos no Mc Donalds e vimos Velozes e Furiosos 9. A loja de brinquedos, tinha Legos gigantes, fiquei tão emocionado que as fotos ficaram trêmulas, só prestou a com o Jack Sparrow.

Segue mais fotos:









Segue vídeo dos meninos, na Exposição Passagens no shopping Cidade de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar