sábado, 19 de outubro de 2013

Filme: O Quarteto


Na manhã do dia 19 de outubro de 2013, estive no UCI Cinemas do Shopping Iguatemi com o amigo Sidney Markus, para ver a sessão de arte com o excelente filme 'O Quarteto'.

O filme apresenta uma 'Hogwarts' de idosos. Uma espécie de casa de repouso para músicos na melhor idade. A comparação com 'Hogwarts'é válida em função do elenco do filme estar repleto de atores que fizeram parte da fenomenal franquia de Harry Potter, alguns, como por exemplo o diretor da escola, fazendo questão de parecer um autêntico Dumbledore!

Além o elenco britânico, o cínico humor da terra da rainha está presente ao longo de todo filme, mostrando situações inusitadas envolvendo os velhinhos e sua excentricidades. Porém o drama mostrado no filme, é muito bem vindo, pois a velhice é de uma beleza inenarrável, e que pode suscitar sitação tanto cômicas quanto dramáticas. Felizmente esse tema tem sido mostrado em alguns ótimos filmes como "Elsa e Fred - Um Amor de Paixão" (2005), de Marcos Cavenale e os recentes "Minhas Tardes com Margueritte" (2010), de Jean Becker, "O Exótico Hotel Marigold" (2011), de John Madden.

No longa, Cissy (Pauline Collins), Reggie (Tom Courtenay) e Wilfred (Billy Connolly) vivem em um lar para músicos aposentados. Diversas personalidades famosas, hoje aposentadas, convivem juntas, treinando seus dotes musicais e relembrando os tempos de sucesso. Todos os anos a casa realiza um concerto para recolher fundos que permitem a sobrevivência da instituição.
A celebração, é claro, é feita com apresentações musicais. Porém, quando Jean (Maggie Smith), ex-esposa de Reggie, integra a casa de repouso, a harmonia do local é quebrada. Enquanto os organizadores da festa vêem na presença de Jean uma oportunidade única de refazer o famoso quarteto que interpretou Rigoletto, no entanto Jean recusa-se a cantar com Cissy, Reggie e Wilfred.
As amizades e os amores de antigamente são questionados na tentativa de convencê-la. No filme, vários temas são abordados: velhice, fidelidade, perdão. A trilha sonora está muito bem inserida em cada cena do filme, sempre fazendo parte do contexto, inclusive numa caminhada româtica pelo jardim. A participação de vários músicos no filme, também ajudam e emocionam ao vermos suas imagens nos créditos finais.

Uma dramédia agradabilíssima, que sabe dosar o humor em meio as situações dramáticas. Inclusive o quarteto, dois são extremamente cômicos, enquanto que os outros dois são mais sérios por assim dizer... Este filme marca a estreia de Dustin Hoffman na direção. Recomendo. Nota: 9/10.

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar