quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Novamente em Itamaracá/PE


Na manhã do dia 3 de outubro de 2013, estive novamente em Itamaracá/PE tomando um banho naquelas águas claras...

Estava com o Adriel Dantas e o Karlos Aires. Fomos a Recife para curtir o show do Skillet e aproveitamos para fazer um tour cultural. Parei o carro locado exatamente no mesmo local que estacionei em idas anteriores a Itamaracá com o Marcos Barbosa em 2010 e com a Mariana Gomes em 2008.

Em Itamaracá, fomos ao Forte Orange e desfrutamos um pouco da beleza e da história do lugar. Localizado na entrada sul do canal de Santa Cruz, na ilha de Itamaracá. Foi construído logo após a invasão da Ilha de Itamaracá pelos holandeses, em 1631, segundo projeto do engenheiro Pieter Van Bueren. Foi denominado Forte Orange em homenagem à Casa de Orange, dos príncipes que descendiam de Guilherme, o Taciturno.
No final do século XVII, já ocupado pelos portugueses, o Orange passou a ser chamado Fortaleza de Santa Cruz. Construído inicialmente em taipa de pilão, em princípio do século XVIII, foi revestido em pedra e cal por engenheiros portugueses, conservando, porém, o traçado holandês original, com seus quatro baluartes. Nessa época, ganhou também o portão de entrada com brasão português. O Forte, que continua sendo chamado de Orange, encontra-se aberto à visitação, constituindo-se na principal atração turística da Ilha de Itamaracá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar