quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Filme: Serra Pelada


Na tarde do dia 23 de outubro de 2013, após remeter um importante documento pelos correios e tirar o CPF do meu filho, aproveitei para ver uma sessão de "Serra Pelada".

Para quem não viveu ou era criança no início da década de 80 (meu caso), "Serra Pelada" é uma aula de história ao apresentar a serra brasileira localizada no estado do Pará, que se tornou muito conhecida durante a década de 80, quando houve uma "corrida do ouro", o que acabou tornando o local o maior garimpo a céu aberto do mundo, de onde foram extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro.
O que conhecia da história de Serra Pelada, havia sido apresentado no filme "Os Trapalhões na Serra Pelada" (1982), onde a trupe dos Trapalhões aprontavam altas confusões na região. Vi este filme nas sessões da tarde quando era criança, no entanto, este longa é o décimo filme de maior público da história do cinema brasileiro.

Com um roteiro de ficção bem elaborado e uma produção digna, Heitor Dhalia nos apresenta uma possível história real de dois garimpeiros, Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade), grandes amigos que ficaram empolgados ao tomar conhecimento de Serra Pelada, e deixaram São Paulo na busca do tão sonhado ouro de Serra Pelada. Ambos vão narrando a história e nos apresentando como funcionava aquela estrutura, bem como as mudanças que foram acontecendo com o passar do tempo.

Sem perder muito tempo, chegamos ao maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no estado do Pará. No entanto, vemos claramente a personalidade de Juliano mudando na ânsia pelo poder, enquanto que Joaquim, que era professor da rede pública e prezava por alguns valores, aos poucos vai cedendo e caindo no redemoinho de amoções provocados pela busca pela riqueza e bens materiais. O drama de Joaquim que deixou uma esposa grávida, chega a ser comovente. A amizade vai se declinando com o passar do tempo, e o roteiro conduz bem essa perspectiva.

O elenco está muito bem. Juliano Cazarré e Júlio Andrade estão em excelentes atuações. Fico imaginando o que Wagner Moura teria feito no papel de Juliano...  O ator, que também produziu o longa-metragem, permaneceu no elenco, interpretando um papel menor que se adequasse dentro de sua agenda de trabalho. Seu personagem mais uma vez é icônico. Sophie Charlotte que estreia no cinema neste filme, também faz uma excelente atuação. Isso sem falar que ao todo foram usados cerca de 1600 figurantes durante as filmagens...


A produção caprichou inclusive na recriação do garimpo de Serra Pelada, na cidade de Mogi das Cruzes, em uma antiga mineradora que tinha uma cava equivalente a dois campos de futebol e com 100 metros de profundidade. Os cenários da vila, prostíbulos e bares foram filmados em Belém, no estado do Pará para prestigiar a região, muito justo por sinal. Já o acampamento dos garimpos foi rodado em um aterro sanitário localizado no pólo cinematográfico de Paulínia, São Paulo. Algumas imagens reais também foram inseridas, comprovando o cuidado que houve inclusive com as pesquisas de produção. Recomendo. 9/10

Vejam o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar