sábado, 2 de dezembro de 2017

Festa do Orientista na CopaNE 2017 em Barra de Camaratuba


Na noite desse 2 de dezembro de 2017, após comer pastel no Snac da K, estive na Festa do Orientista, que fez parte da programação da CopaNE 2017 em Barra de Camaratuba, como forma de confraternizar os altetas.

A organização contratou a banda Viral, de João Pessoa/PB, que tocou um repertório muito bom de pop rock animando a noite dos atletas. Muitos preferiram dançar numa festa ao lado, que tocava coco de roda, um ritmo típicamente nordestino.

Segundo os moradores, "coco" significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino.

O som característico do coco vem de quatro instrumentos (ganzá, surdo, pandeiro e triângulo), mas o que marca mesmo a cadência desse ritmo é o repicar acelerado dos tamancos (que são usados para imitar o barulho do coco sendo quebrado). A sandália de madeira é quase como um quinto instrumento, talvez o mais importante deles. Além disso, a sonoridade é completada com as palmas.

Preferi ficar com o celular na esquina, usufruindo do Wi-Fi do snac da K, mandando sinal de fumaça para civilização e fui cedo pro acantonamento descansar para a prova do dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar