segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O Jantar


Drama sócio político O Jantar (The Dinner, Estados Unidos, 2016) de Oren Moverman, adaptação do premiado romance Het Diner (2009), do holandês Herman Koch, apresenta uma crítica social de modo criativo com boas atuações do elenco principal.

Os irmãos Lohman se reúnem em um fino restaurante. Stan (Richard Gere), político bem-sucedido e em campanha de reeleição, e sua segunda esposa, Katelyn (Rebecca Hall), que educou os três filhos do primeiro casamento dele; Paul (Steve Coogan), irmão mais novo, professor e intelectual com inclinação à depressão, e sua esposa, Claire (Laura Linney) sobrevivente de um câncer de pulmão e que atua como suporte da família.

O roteiro é nitidamente dividido em capítulos baseados no cardápio, além de vinhos, tira-gostos, além do prato principal e sobremesa, enquanto buscam encontrar uma solução para o crime cometido pelos filhos de ambos. O ambiente onde os dois casais se encontram em um elegante restaurante de Amsterdã dá uma ideia de que são da alta sociedade. Enquanto a comida vai e vem, eles começam a conversar, passando por banalidades da vida até assuntos mais complicados. A discussão chega ao seu limite quando falam sobre seus filhos adolescentes, dois rapazes que estão envolvidos em uma complicada investigação policial.

A montagem e a eficiência técnica da direção contribuem para a história que está sendo contada, por mais intolerável que ela seja. O elenco conta com atuações muito boas, com os personagens reunidos no restaurante caríssimo, que não sabem separar o sofisticado do ridículo. As tentativas dos quatro tentarem conversar sobre um ato horroroso cometido por seus filhos, sendo constantemente interrompidos pela assessora de Stan e pelas explosões de Paul rendem bons momentos.

Contabiliza-se que o livro vendeu mais de um milhão de cópias na Europa, foi traduzido para 21 idiomas e filmado em 2013, O Jantar (Het Diner, 2013) pelo holandês Menno Meyjes; e em 2014, Os Nossos Meninos (I Nostri Ragazzi, 2014) de Ivano De Mateo. Seria a estreia na direção da atriz australiana Cate Blanchett, 58, mas devido compromissos, foi substituída pelo israelense Oren Moverman, 51, o mesmo indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original O Mensageiro (2009), e dos filmes Um Tira Acima da Lei (2011) e O Encontro (2014). Filme foi selecionado para a mostra competitiva de Berlim 2017 e para apresentação especial no festival de Tribeca 2017.

Assista ao trailer de O Jantar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar