domingo, 13 de dezembro de 2020

Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem



Documentário Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem (Brasil, 2020) de Fred Ouro Preto conta com animações, entrevistas e cenas de bastidores do show do rapper Emicida no Theatro Municipal de São Paulo em 2019 como espinha dorsal, explora a produção do projeto de estúdio AmarElo e, ao mesmo tempo, a história da cultura negra brasileira nos últimos 100 anos.

Além de tudo isso, o documentário traz entrevistas exclusivas com grandes artistas nacionais, incluindo Fernanda Montenegro, Zeca Pagodinho e Pabllo Vittar. É ao mesmo tempo uma reparação histórica, uma análise sociológica, e uma autobiografia, chamando atenção por essa heterogeneidade, tudo com um certo toque de urgência, especialmente pelo fim do preconceito.

O documentário não tenta ser rebuscado, nem tenta convencer o espectador através de argumentos sinuosos ou entrevistas fora de contexto. Tudo o que vemos são fatos, fatos históricos que estavam, de certo modo, desvanecendo não por um mero capricho do tempo, mas porque foram e continuam sendo sistematicamente apagados.

Em meio a resgates históricos, reflexões sobre a contemporaneidade, elementos biográficos e bastidores de gravações... um show. Mas não é qualquer show. É um momento histórico, de ocupação de espaços e ressignificações. Ali, tudo importa, incluindo as pessoas que compõem a plateia. O filme é encerrado com a repetição em coro da frase “tudo que nóiz tem é nóiz”, conectando todos os elos que o documentário propõe.
 

Veja trailer de Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar