quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou

 


Documentário Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou [Brasil, 2019], de Bárbara Paz, filme indicado para representar o Brasil na luta pela vaga de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2020, é uma carta de amor e despedida ao diretor Hector Babenco que faleceu em 2016.



Héctor Eduardo Babenco foi um cineasta argentino naturalizado brasileiro de ascendência judaico-ucraniana. Foi diretor de filmes como Pixote, a Lei do Mais Fraco e Carandiru, além de O Beijo da Mulher Aranha, pelo qual recebeu a indicação ao Oscar de melhor direção em 1986. Hector Babenco foi um cineasta que viveu e morreu realizando o que fazia sua vida ter algum sentido: A sétima arte. Em relatos marcantes sobre as memórias, amores, reflexões, intelectualidade e a frágil condição de saúde do artista, o documentário revela o quanto seu amor pelo cinema o manteve vivo por tantos anos.



Com muitas cenas e trechos de sua filmografia, o documentário vai entrecortando os registros intimistas de Bárbara Paz, com cenas que formam uma enredo consistente. Nesta imersão amorosa na vida do cineasta Hector Babenco, ele se desnuda, consciente, em situações íntimas e dolorosas. Revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e fragilidade física que marcou sua vida. Do primeiro câncer, aos 38 até a morte, aos 70 anos, Babenco fez do cinema remédio e alimento para continuar vivendo. 


Veja o trailer de Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar